SEDPcD aceita instituir fórum com Centrais Sindicais para discutir temas da pessoa com deficiência

Data de publicação: 9 Mar 2023

Por NCST/SP 

O secretário Marcos da Costa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (SEDPcD), recebeu, na tarde de quarta-feira (8), representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCST) e aceitou a proposta de instituir um Fórum Permanente de Debates da Políticas Públicas que ofereça oportunidades e acesso a serviços para pessoas com deficiências.

Marcos, que é advogado e foi presidente da OAB-SP por duas gestões, 2013 a 2015 e 2016 a 2018, disse que seus compromissos na secretaria são garantir: saúde, educação, emprego/empreendedorismo, acessibilidade nos transportes dentre outras demandas para um público estimado em mais de oito milhões de pessoas (8%) da população estadual. que precisam de inclusão social; ações que propicie independência e autonomia, além de cursos e informações sobre seus direitos.

Comentou que o governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 17.645/2023, de autoria do deputado estadual Teonilio Barba (PT), que institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio voltada a esse público, com o objetivo de ampliar as condições e as oportunidades de empregabilidade para quem adquirir limitações permanentes ou duradouras.

E que a ideia geral da legislação será intensificar a inclusão nesses espaços e promover condições dignas para o desempenho de suas atividades, e também permitir que empresas e instituições empregadoras tenham um plano personalizado, para que pessoas com deficiências de diferentes naturezas possam se adaptar ao dia a dia no emprego.

Arnaldo Donizetti Dantas, advogado da NCST entregou para o secretário um documento com diretrizes sobre combate aos acidentes e acessibilidade no ambiente de trabalho e lembrou que  Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015, institui-se no Estado Brasileiro o Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício de todos os direitos e liberdades fundamentais.

Dantas reforçou da importância de se criar o fórum tripartite de discussões e reflexões para que de fato os direitos destas pessoas sejam assegurados de forma plena e consciente, e, não apenas como uma obrigatoriedade de cumprimento da lei e cotas. “Tenho certeza que na base da parceria, esforço mutuo e investimentos, conseguiremos alterar esta realidade e proporcionar mais dignidade, esperança e respeito aos que precisam de apoio”, afirmou.

Nailton Francisco de Souza (Porreta), diretor Estadual de Comunicação da Nova Central – SP, acredita no poder de ações conjuntas que possibilite diminuir até a erradicação do preconceito contra pessoas com deficiência. “Vamos nos unir em mais este importante desafio e solicitar de outras secretarias do Estado o compromisso conjunto para fazermos campanhas educativas e ampliar ações informativas que possa despertar empatia na sociedade de forma cultural e não apenas uma questão de piedade com o próximo”, alertou.
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top