20 de novembro: NCST na luta pela Igualdade Racial

Data de publicao: 20 Nov 2022

 



No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, a Nova Central de Trabalhadores (NCST), por meio da sua Secretaria Nacional e Estadual de Promoção de Igualdade Racial e Gênero, reflete sobre os desafios da igualdade racial para um futuro melhor. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa 56,1% do Brasil. Mas, na prática, esse grupo majoritário não ocupa muitos cargos de decisão ou espaços de destaque. 

A desigualdade racial no Brasil é inegável e resisti pela fragilidade das políticas públicas de enfrentamento. 

“O racismo no nosso país é estrutural. Desenvolver uma educação antirracista é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa. Assim como desnaturalizar a violência contra pessoas negras e a ausência de negros em determinados locais. A ampliação da representatividade deve ser uma meta social", enfatizou Cátia Laurindo (Nega Show), secretária Nacional e Estadual de Promoção de Igualdade Racial e Gênero da NCST.

 “Existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro”, uma afirmação de Januário Garcia, fotógrafo e militante do movimento negro, que a NCST ressalta para enaltecer Zumbi dos Palmares — que morreu nesta data, em 1695, na luta pela libertação do seu povo.

 RACISMO É CRIME! 

#ConsciênciaNegra #Luta #IgualdadeRacial #Antirracista #NCSTnaLuta


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top