Movimento Sindical lança projeto “Brasil em 200 nomes” para celebrar Bicentenário da Independência

Data de publicação: 16 Ago 2022

Wilson Santos, secretário-geral da NCST-SP

Nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de São Paulo, as centrais sindicais Nova Central, CUT, Força Sindical, UGT, CTB e CSB lançaram o projeto “Brasil em 200 nomes” para comemorar o bicentenário da independência, com uma seleção de 200 nomes de personalidades que tiveram impacto positivo na vida dos trabalhadores desde 1822.

Organizada por ordem de nascimento, a seleção constituirá um panorama dos últimos 200 anos, desde as lutas pela independência, pela República, pela abolição, passando pelo modernismo, pelo trabalhismo dos anos de 1930, pelas primeiras lutas sindicais e políticas, pela resistência à ditadura militar, pela redemocratização, construção das centrais sindicais, até os dias atuais.

 “Falar de independência é falar de liberdade. De fato, somos livres, mas ainda enfrentamos desafios históricos como o trabalho análogo à escravidão ou a escravidão digital pelo algoritmo e pelos aplicativos. E dessa união das centrais sindicais, da reverência a esses nomes, fica evidente que a nossa luta em defesa da classe trabalhadora nunca pode parar. Pois o que seria de nós sem a luta de outrora? ”, disse Wilson Santos, secretário-geral da NCST-SP.
Diretora suplente da Secretaria da Mulher da NCST, Kátia Rodrigues (Katita)


A diretora suplente da Secretaria da Mulher da NCST, Kátia Rodrigues (Katita), participou do grupo responsável pela leitura dos nomes selecionados. Os nomes foram pesquisados, levantados e indicados por um amplo grupo de trabalho que se formou em torno das centrais.

Segundo a organização, a ideia foi dar à seleção um caráter diversificado – contemplando diversos setores da sociedade, progressista – relacionando aqueles que de alguma forma são guiados por uma concepção progressista da sociedade, e popular – com nomes conhecidos e de grande projeção, ao lado daqueles que merecem projeção e revitalização da memória.

NCST presente na lista
José Calixto, líder sindical histórico

José Calixto Ramos, ex-presidente da NCST, consta na lista de homenageados por sua importante contribuição ao Movimento Sindical. “Uma honra poder participar de um evento de tamanha relevância histórica e poder celebrar a inclusão de José Calixto Ramos nessa seleta lista de grandes lideranças sindicais, políticas e sociais. Calixto deixa um legado sindical incomparável que continua inspirando a mim e às novas gerações do movimento sindical brasileiro”, disse Katita.

O projeto está disponível no site do Centro de Memória Sindical.

Clique aqui e confira a lista na íntegra

Com informações do Centro de Memória Sindical
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top