Governadora do RN realiza solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Data de publicao: 9 Mar 2022

 

 A Secretaria para Assuntos da Mulher da CNTI e NCST, Sônia Zerino, participou na manhã desta terça feira, 08 de março, da solenidade alusiva ao Dia Internacional das Mulheres na Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado, em Natal-RN, às 10h, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas à equidade de gênero implementadas no Estado.


Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra reafirmou seu compromisso com o combate a todas as formas de agressão e desrespeito aos direitos sociais e individuais, e destacou o simbolismo da data que é um marco histórico da luta feminina contra a discriminação e por igualdade. "Esta luta é histórica e deve continuar, para ampliar conquistas, combater preconceitos e promover a vida", disse. "Reduzimos a violência contra a mulher, mas não foi e não é fácil. A vida das mulheres importa e por isso criamos a Semjidh, já no início da gestão, com ampla representação da sociedade".


A chefe do Executivo acrescentou que "mais do que nunca devemos lutar por emprego, trabalho e renda direitos afetados pela política hoje no âmbito federal. “Cada dia demonstramos mais o que somos capazes de fazer em um governo sério e comprometido”, afirmou.  

Além de apresentar um balanço dos números e medidas de combate ao feminicídio, a governadora anunciou novos investimentos na rede de proteção e combate à violência contra a mulher. Um deles é a reativação do Ônibus Lilás. Equipado com duas salas fechadas, que garantem a privacidade dos atendimentos, a unidade móvel deve levar serviços psicossociais, jurídicos, emissão de documentos e orientações para mulheres de todo o estado.

Também foi lançada, na ocasião, campanha de conscientização, coordenada pela Semjidh com apoio da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), sobre a violência contra mulheres em bares, restaurantes, casas de show e similares. “Queremos envolver os diversos segmentos da sociedade e atuar em várias frentes para mostrar que a violência contra a mulher é da conta de todo mundo”, explicou a secretária Júlia Arruda, lembrando que a iniciativa é parte da regulamentação de uma lei (proposta pelo deputado Francisco do PT) que prevê medidas de proteção para as mulheres nesses estabelecimentos.

Encerrando o ato, a governadora assinou decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 10.799, de 18 de novembro de 2020, de autoria do então deputado Sandro Pimentel, e que veda a nomeação para cargos em comissão, no âmbito da Administração Estadual, de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha. 
                             

Fonte: RN News e Defato.com





 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top