'Posição do Brasil não é de neutralidade, é de equilíbrio', diz Ciro Nogueira sobre guerra na Ucrânia

Data de publicação: 25 Fev 2022


Ministro da Casa Civil afirma que oposição quer transformar o país europeu em 28º estado brasileiro. Bolsonaro não condenou a invasão russa e desautorizou Mourão, que o havia feito.

 
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira, em foto de abril de 2019. — Foto: Marcos Corrêa/PR


O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse ao blog nesta sexta-feira (25) que a posição do Brasil não é de neutralidade, mas de equilíbrio sobre a invasão da Rússia à Ucrânia.
"A posição do Brasil no é de neutralidade, é de equilíbrio. Não dá para ter a posição da OTAN, da Rússia, da China: a nossa posição é a posição do Brasil".

Nem Jair Bolsonaro nem o Itamaraty condenaram a invasão russa à Ucrânia, como fizeram as potências ocidentais e vários outros países. Único representante do governo a fazê-lo, o vice-presidente, Halmiton Mourão, foi desautorizado pelo presidente em live na noite de quinta-feira (24).

Ciro criticou a oposição, dizendo que querem "jogar a crise no colo do presidente Bolsonaro", ao cobrar posição do Brasil condenando a invasão russa.

"Oposição quer transformar a Ucrânia no 28º estado brasileiro. Querem jogar tudo no colo do presidente, como uma nova pandemia. Como se o posicionamento do Brasil fosse a coisa mais importante do mundo e fosse resolver alguma coisa. Nossa posição é de equilíbrio", disse o ministro em entrevista ao blog.


Ciro Nogueira elogiou a condução do ministro Carlos França, chefe do Itamaraty. "Nossa responsabilidade é acompanhar e buscar o diálogo e não sair posição por ideologia nem por pressão de ninguém. Ministro França está muito correto e está conduzindo muito bem".

Sobre efeitos na economia, Nogueira disse que o Brasil acompanha com atenção e monitora o cenário internacional.

Fonte: Blog da Andréia Sadi - G1 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top