Nova Mesa da Diretoria do CNS é empossada para triênio 2021/2024

Data de publicação: 17 Dez 2021

Mesa Diretora do controle nacional na Saúde - Triênio 2021/2024


Os conselheiros e conselheiras que integram o Conselho Nacional de Saúde (CNS) escolheram, na tarde desta quinta-feira (16/12), os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde pelos próximos três anos.

Além de Fernando Pigatto, que foi reeleito presidente do órgão colegiado ao Ministério da Saúde, a Mesa do CNS é composta por mais sete conselheiros e conselheiras representantes dos usuários, gestores e prestadores, além de trabalhadores.

 
Aníbal Machado (camisa verde no canto direito da foto) foi reeleito representante da Nova Central no CNS no Segmento de Usuários 


Mesa Diretora


Pelo Seguimento de Usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello, Maria da Conceição Silva e Madalena Margarida da Silva Teixeira. Já no Seguimento de Profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano e Francisca Valda da Silva. Pelo seguimento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva e Neilton Araújo de Oliveira.

“A gente sonha com a luta, porque eles não dormem e não param para tirar nossos direitos. Assumimos hoje com muita humildade e muita confiança. Aceitamos com coragem esse desafio e daremos o melhor de nós para defender o SUS”, afirmou Francisca Valda.

Para Fernanda Lou Sans Magano “é fundamental que a gente vença as diferenças e pense o controle social com o desafio de compartilhar e trabalhar o coletivo. Estou para o diálogo com os fóruns, mas que a gente possa fazer uma unidade para o bem comum da sociedade brasileira”.

Neste ano, o CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro. Para Madalena Margarida os próximos anos serão um grande desafio para a entidade.

“Teremos um grande desafio para os próximos três anos. Não vamos falar por nós mesmos, mas em nome do povo brasileiro que defende a democracia e luta pela saúde em sua integralidade. Não nos falta vontade para alterar essa realidade que estamos vivendo e faremos isso com muito dialogo e disciplina”.

Para Neilton Araújo de Oliveira, todos os eleitos estão dispostos a fazer o melhor de seus trabalhos em defesa do SUS e do controle social.

“Trazemos cada vez mais para o nosso dia a dia a compreensão de estarmos apoiados em grupo. Enquanto Mesa Diretora, representamos todo o conselho. Estamos aqui para fazer o melhor que pudermos”.


Segmento de usuários:

Ana Lúcia Marçal Paduello – Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras

Maria da Conceição Silva – União de Negros pela Igualdade

Madalena Margarida da Silva Teixeira – Central Única dos Trabalhadores



Segmento de Trabalhadores(as):

Fernanda Lou Sans Magano – Federação Nacional dos Psicólogos

Francisca Valda da Silva – Associação Brasileira de Enfermagem

Segmento de Gestores(as) e Prestadores(as):

Jurandi Frutuoso Silva – Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Neilton Araújo de Oliveira – Ministério da Saúde





Fonte: Conselho Nacional de Saúde - CNS com adaptações da Imprensa NCST


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top