Covid: Com novo apagão de dados, 9 estados não divulgam casos e mortes

Data de publicação: 15 Dez 2021


Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 616,8 mil óbitos. Variante Ômicron tem onze casos confirmados




por Cezar Xavier


O Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (13) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil acumulou até a data 22,1 milhões de casos confirmados da doença e 616,8 mil mortes registradas.

Um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 –na madrugada de sexta-feira (10), afetou, indiretamente, a divulgação de casos e mortes em MS, PB, PR, RJ, RO, RS, SC, SP e TO. É o 4º dia seguido com problemas relacionados ao ataque, apontados por diferentes estados.

Durante toda a pandemia, o Ministério da Saúde registrou apagões de dados, alguns provocados e defendidos pela própria pasta. As reações da sociedade, como a formação do consórcio da imprensa para levantamento de estatísticas da pandemia, fizeram o governo recuar. Os ataques hackers, por sua vez, são motivo de críticas ao governo, que parece não tomar providências para proteger os dados estatísticos. Personalidades políticas criticam o fato de funcionários do próprio Ministério alterarem suas fichas médicas e vacinais.

Nas 24 horas que antecederam a segunda-feira (13), oMinistério havia registrado 2.082 novos casos e 48 mortes. 

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 170. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -26% e aponta tendência de queda.

 
Sem dados do Ministério da Saúde, apenas o consórcio da imprensa disponibiliza gráficos com evolução da pandemia.


A média móvel nos últimos 7 dias foi de 6.173 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de –31% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.


Estados


O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 4,4 milhões de casos e 154,6 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (2,2 milhões de casos e 56,4 mil óbitos); Paraná (1,5 milhão casos e 40,8 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (1,4 milhão de casos e 36,2 mil óbitos). 

Dentre os estados que atualizaram seus dados, seis deles não tiveram registro de morte nas últimas 24 horas: AC, AM, AP, CE, GO e MG.

A aceleração de mortes ocorre apenas em 3 estados, desconsiderando a falta de dados (SE, MT, RR). A queda, por sua vez, ocorre em 10 estados e o DF (BA, PI, MA, PA, CE, ES, AP, GO, AM, AC). Quatro estados estão estabilizados.





Ômicron


O Ministério da Saúde também divulgou nesta segunda-feira o número de casos confirmados e em investigação da variante Ômicron do novo coronavírus.

Segundo a pasta, há 11 casos confirmados da nova variante, sendo cinco em São Paulo, dois no Distrito Federal, dois em Goiás e dois no Rio Grande do Sul. Os casos em investigação totalizam seis, sendo dois em Goiás e quatro em Minas Gerais.


Vacinação: 65,41%


Dados também agrupados pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que 139.536.958 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 65,41% da população.

A dose de reforço foi aplicada em 20.867.682 pessoas, o que representa 9,78% da população.

160.174.849 pessoas, o que representa 75,09% da população, tomaram ao menos a primeira dose de vacinas.

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 320.579.489 doses aplicadas desde o começo da vacinação.



Fonte: Portal Vermelho

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top