Live nacional debate desigualdade e violência de gênero na política

Data de publicação: 1 Dez 2021




* com informações da assessoria de comunicação do Sispesp


A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, CNTI realizaram, nesta terça-feira (30/11), Live que se soma à demais atividades já realizadas no âmbito da campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. (Saiba mais detalhes do evento virtual pelo site da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI)

O evento virtual reforçou a importância de combater a violência de gênero e a baixa representatividade das mulheres na política.

“Apesar de sermos a maioria da população desse país, ainda temos ínfima representação nos espaços de poder, circunstância que perpetua um cenário político desfavorável às causas femininas. Precisamos consolidar um ambiente propício à ampliação desses espaços de representação de modo a viabilizar mais políticas públicas de proteção às mulheres e tornar efetivas as existentes”, avaliou Sônia Maria Zerino, Diretora de Assuntos da Mulher da NCST, da CNTI e organizadora do evento.

Na abertura da atividade, foi exibido um vídeo, estrelado pela atriz Camila Pitanga, com depoimentos de mulheres parlamentares sobre assédio e violência.

Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher do Sispesp e da CSPB, representou trabalhadoras da Nova Central da Região Sudeste (SP, RJ e MG) e deixou seu agradecimento ao presidente da NCST, José Reginaldo Inácio, que que se despede nesta terça-feira (30/12) da Presidência da entidade, e assume o cargo de Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central (saiba mais).

Na oportunidade as sindicalistas, por meio de depoimentos e a exibição de um vídeo, prestaram  homenagem a José Reginaldo. “Parabenizo nosso presidente Reginaldo que esteve presente na luta, ativo e principalmente na causa das mulheres. Por isso, em nome das mulheres da NCST da Região Sudeste, nosso agradecimento e respeito. Estaremos juntos novamente na luta da Central, que é tão grande e forte”, afirmou Kátia Rodrigues.

A Live contou ainda com a presença de Inês Ramos, filha de José Calixto. “Nosso eterno presidente José Calixto estará sempre presente e, principalmente nesses dias, senti sua presença. Sou honrado por ter assumido essa tarefa durante esse período”, afirmou José Reginaldo.




Palestra – A advogada, dra. Cristiane Britto, Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres (SPM) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher fez uma exposição sobre a falta de representatividade das mulheres na política.

“Já vi muitas mulheres desistirem de disputar uma espaço de poder devido da violência política, que foi naturalizada. Quantas mulheres foram atropeladas por essa violência não reconhecida pelo poder judiciário ou pela sociedade. Por isso, provocar essa mudança e presenciar esse movimento pulsando no movimento feminista é muito importante”.

Segundo a dra. Cristiane, é preciso disseminar esse conceito a fim de auxiliar e socorrer a mulher que sofre esse tipo de violência, uma das principais causa da sub-representatividade das mulheres na política.

“Somos 52,2% da sociedade brasileira. Quase 50% das famílias são chefiadas por mulheres. Então, não é possível mais admitir essa baixa representatividade em vários segmentos, não só na política. Isso não é democracia”, garante a advogada.



Imprensa NCST
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

Endereço: SAUS Quadra 04 Bloco A Salas 905 a 908 (Ed. Victória) - CEP:70070-938 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000

Back to Top