Nova Central e CNTI repudiam veto de Bolsonaro

Data de publicao: 21 Out 2021




A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) emitiram Nota de repúdio ao veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei 14.214/2021, que prevê a distribuição gratuita de absorventes.

As entidades sindicais lembram que a intenção do projeto é de combater a precaridade menstrual, que significa falta de acesso ou falta de recursos para a compra dos produtos de higiene íntima. A distribuição desses produtos seria para estudantes de escolas públicas, mulheres privadas de liberdade e também em situação de rua.

De acordo com a Nova Central e a CNTI, essa Lei beneficiaria mais de 5,6 milhões de mulheres em situação de vulnerabilidade social. “O veto é uma agressão à dignidade humana das mulheres e viola seus direitos sexuais e reprodutivos, coloca em risco a saúde de muitas, em especial as jovens e adolescentes”, diz a Nota.

Saúde precária – Segundo dados recentes da Unicef, cerca de 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens básicos de higiene íntima no Brasil.

A Nova Central e a CNTI defendem que as mulheres devam ter acesso à políticas de garantia a condições de higiene adequadas e necessárias no período menstrual. Além disso, diz a Nota, “essa pauta deve incluir questões trabalhistas, garantindo que os empregadores respeitem as necessidades das mulheres ao uso mais frequente de banheiros durante o período menstrual”.

Clique AQUI e leia a Nota na íntegra.



Fonte: Agência Sindical 
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top