Empregados e patrões defendem o PAT

Data de publicação: 23 Jul 2021




Nesta quinta (22), reúnem-se em SP representantes de empregados e de empresas para defender o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Participam Federação Fetercesp, o patronal Sinderc, associação empresarial Aberc e Associação Nacional dos Trabalhadores em Refeições Coletivas.

A informação é de Paulo Ritz, que preside a Fetercesp. O segmento tem 240 empresas – maiores são Sodexo, GR e Sapore. No País, calcula o dirigente, o setor de refeições (com o de cestas básicas) emprega perto de 600 mil.

O risco ao PAT consta do relatório à proposta governista de reforma tributária, elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), que teria acatado orientação da equipe de Paulo Guedes (Economia) – acabaria o incentivo fiscal ao PAT, pelo qual a empresa pode deduzir do Imposto de Renda o dobro das despesas com alimentação.


Fórum das Centrais Sindicais repudia alterações no Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT


Os representantes de empregados e empregadores querem marcar audiência com o deputado relator, a fim de mostrar o erro de sua proposta.

Alerta – Para o diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, o fim do PAT faria voltar o tempo das “marmitas azedas”, quando, sem refeitório, a comida era aquecida no chamado esquentador de marmita.

Criado em 1976, o Programa visa fornecer alimentação aos trabalhadores, em refeitórios das próprias empresas ou via fornecimento de tíquetes, VR ou VA. Para Paulo Ritz, “a boa alimentação servida é um fator de saúde pública e também de produtividade”.

MAIS – Fetercesp, Sinderc, Aberc e Anaterc.



Fonte: Agência Sindical
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top