Projeção para economia declina, após breve avanço

Data de publicação: 16 Jul 2021


Em março do ano passado, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao país e a economia começou a ser impactada pelas medidas de distanciamento social, houve redução de 5,90% no setor produtivo, segundo informado na época. Após a última revisão, a variação foi para queda de 4,50%.

 
O IBC-Br mostra uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e reflete o estado da economia brasileira


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,43% em maio na comparação com o mês anterior, mostrou dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta quarta-feira. O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da agência inglesa de notícias Reuters de avanço de 1,0%. Em abril, a economia cresceu 0,44%.

Em relação ao mesmo mês de 2020, o IBC-Br subiu 14,21%, apresentando no acumulado em 12 meses ganho de 1,07%, segundo números observados.


Revisão


O IBC-Br mede a atividade econômica do país e foi criado para auxiliar em decisões de política monetária. O indicador do BC leva em conta o desempenho dos principais setores da economia: indústria, agropecuária e serviços.

Em março do ano passado, quando o coronavírus chegou ao país e a economia começou a ser impactada pelas medidas de distanciamento social, houve redução de 5,90% no setor produtivo, segundo informado na época. Após a última revisão, a variação foi para queda de 4,50%.

O pior resultado foi registrado em abril de 2020, quando a economia caiu 9,73% (9,49% com revisão), nível mais baixo desde outubro de 2006 e maior queda entre um mês e outro em toda a série histórica, iniciada em 2003.



Fonte: Correio do Brasil
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top