SP: Com foco na prevenção e segunda dose, 'Vacinas Salvam Vidas' lança nova etapa

Data de publicação: 14 Abr 2021




Por meio de uma live que envolveu os participantes da campanha, uma explanação do médico João Carlos Rodrigues, do deputado Murilo Félix (Podemos) e a intervenção do Portal da Vacina, foi lançada na sexta-feira (9) a segunda etapa da “Vacinas Salvam Vidas”. O foco da nova fase é a manutenção das medidas de prevenção ao Coronavírus, e a necessidade de tomar a segunda dose da vacina.
 
“A segunda fase da campanha vem com mais força. A população precisa se conscientizar de que a vacina para todos deve demorar, e enquanto não vem, medidas de higiene, distanciamento e uso de máscaras permanecem imprescindíveis”, apontou o presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Júnior.
 
A campanha é uma criação da entidade, em parceria com a Prefeitura de Limeira, Câmara Municipal, Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) e agora com novo integrante – a regional de Limeira da APM (Associação Paulista de Medicina). Outra novidade é o ingresso do Portal da Vacina, iniciativa do grupo Sindicatos Online, que visa levar informações sobre o processo de imunização a toda a população brasileira.
 
No início da live de lançamento, o novo material da campanha foi exibido aos participantes. O prefeito Mário Botion (PSD) lembrou da importância da campanha na primeira fase, onde o foco era derrubar as resistências contra a vacina. “Havia um desgaste gerado pelos posicionamentos políticos distintos. Na prefeitura, a gente temia muito a possibilidade da população não se vacinar por conta disso”, comentou.
 
Com apoio da campanha, o problema inicial foi superado, mas a segunda dose ainda não foi aplicada em todos aqueles que iniciaram a imunização – segundo ele, cerca de 1.700 pessoas ainda não foram tomar a segunda dose da vacina em Limeira. “Fica um apelo aos cuidadores e familiares”, recomendou.
 
Giovana D´Andréa, coordenadora do Programa Saúde sobre Rodas, da Secretaria de Saúde de Limeira, lembrou que o cronograma de vacinação no município está mais avançado que o de outras cidades do Estado e do país. A vice-prefeita Erika Tank (PL) alertou para a campanha de vacinação da gripe comum, que se iniciaria nesta segunda-feira (12 de abril).

 
PROFISSIONAIS

 
O pneumologista João Carlos Rodrigues, convidado da live, alertou para a atual fase da pandemia, “difícil não apenas pela escassez de leitos de UTI, mas principalmente pela falta de recursos humanos”. “Não temos pessoal novo para iniciar o trabalho, e os que estão na batalha há mais de um ano já estão numa situação de estresse e cansaço muito avançados”, lamentou.
 
“Temos uma preocupação muito grande hoje, sobre como vamos lidar com a carga emocional do profissional de saúde. Especialmente daquele que vê a situação do paciente se agravando, e não vê perspectiva de encontrar um leito adequado”, comentou. Segundo o médico, três elementos não mudaram, para aliviar a situação: o isolamento social, a desinfecção das mãos e o uso de máscaras.
 
Pelo Coren-SP, Vanessa Morrone Maldonado também enfatizou a importância do profissional de saúde, e lembrou outro ponto de estresse. Diante de denúncias de falsa aplicação da vacina, profissionais aplicadores da vacina estariam sendo desrespeitados e até ameaçados. “A violência contra os profissionais está chamando a atenção do conselho”. De modo geral, ela relatou o clima estressante nos hospitais e ambulatórios. “Estamos próximos de um colapso, e isto afeta muito o ambiente de trabalho”, afirmou, ressaltando a importância da campanha junto à população, na conscientização sobre medidas contra a Covid.
 
O médico Luis Carlos Amaral Vieira, que representou a APM, fez questão de citar o caso de uma colega recém-saída de uma internação de três meses, devido à Covid. Uma nota de esperança, mas também de alerta. “A vacina é a única solução definitiva que nós temos. Vocês têm todo o apoio da APM, para divulgação da campanha junto aos médicos e para a população”, apontou.
 
 
POLÍTICA
 

O presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá (PSC), elogiou a iniciativa da USTL e parceiros. “Quando a instituição é séria, podemos colher frutos. Limeira já aplicou mais de 47 mil doses da vacina, então estamos avançando. Devemos acreditar nos esforços do Poder Público Municipal, que está fazendo tudo ao seu alcance”, pediu.
 
O deputado estadual Murilo Félix (Podemos), exaltou a adesão à campanha nas redes sociais, e repetiu o prefeito Mário Botion no sentido de que a iniciativa foi muito importante para reduzir as resistências à vacina. Ele citou seu trabalho para a conquista de verbas a Limeira, no combate da pandemia.
 
“Destravamos recursos estaduais para o município na ordem de R$ 290 mil, conquistamos verba de R$ 500 mil para a Santa Casa de Limeira e mais um recurso adicional de 150 mil para a gestão da Secretaria de Saúde. Além disso, estou me propondo a levar ao Governo do Estado sugestões para grupos preferenciais a serem vacinados”, afirmou.
 
Fechadas as exposições, o criador do Portal da Vacina, André Rodrigues fez uma explanação sobre o site, que está inserido no contexto da “Vacinas Salvam Vidas”.  “A proposta central é divulgar informações sobre a vacinação, sem tinta política e ideológica. Colocar as entidades, sindicais ou não, para trabalhar para que a população seja efetivamente vacinada”, concluiu. O endereço é portaldavacina.com.br.
 
A live desta sexta teve transmissão pelo Youtube e pelo Facebook – tanto da USTL como do Programa A Hora do Trabalhador.




Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top