Comoção Nacional: Morte de Calixto rompe fronteiras e extrapola sindicalismo

Data de publicação: 8 Fev 2021



Manifestações de pesar e solidariedade vieram da imprensa, de organizações nacionais e internacionais, evidenciando o reconhecimento ao legado construído pelo líder sindical.






Foram incontáveis as manifestações de pesar e luto pela morte do eterno líder da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, José Calixto Ramos, falecido na última quarta-feira (03/02/2021), vítima da Covid-19 (saiba mais). Com uma trajetória de lutas e conquistas irrepreensíveis, Calixto fez história no movimento sindical, com impactos na vida social e política do país (saiba mais).

No seio da base sindical que alçou Calixto ao posto de líder incontestável de duas grandes entidades nacionais, CNTI e NCST, as manifestações públicas de comoção pela morte foram unânimes, com notas de pesar, e-mails de solidariedade e vídeos compartilhados nas mais variadas redes sociais das Confederações, Federações e Sindicatos de base (clique AQUI e veja o ato realizado por sindicalistas e funcionários em Brasília). Não é, definitivamente, exagero comparar o ocorrido a um autêntico “abalo sísmico” que, a partir do epicentro, fez estremecer muitas das mais importantes organizações sociais, no Brasil e no mundo.

Com base no ocorrido, a Imprensa NCST esforçou-se para compilar parte das manifestações que extrapolam a base sindical da entidade, tendo em vista que seria impossível aglutinar todas as belíssimas mensagens de pesar e solidariedade de toda malha orgânica da Nova Central. Seguimos o caminho menos óbvio, para que nossos queridos companheiros possam ter um vislumbre da enorme reputação construída ao longo de décadas de “suor e sangue” em benefício da classe trabalhadora.


Clique AQUI e acesse um compilado de manifestações entre as demais centrais sindicais, a imprensa nacional, as organizações sociais e sindicais (nacionais e internacionais), o meio político e o próprio governo brasileiro.



Imprensa NCST
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top