Descontrole: Total de contaminados pela covid no Brasil chega a 6,9 milhões

Data de publicação: 15 Dez 2020



Em 24 horas foram confirmados mais de 25 mil novos pacientes; óbitos ultrapassam 181 mil


 
Número de pacientes em acompanhamento no Brasil aumentou quase 200 mil em 15 dias.
Silvio Avila/ AFP



por Nara Lacerda
edição de Leandro Melito




Crescendo em velocidade cada vez maior há mais de um mês, a covid-19 já infectou 6.927.145 no Brasil. De acordo com números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), somente nas 24 horas entre domingo (13) e segunda-feira (14), foram registrados 25.193 novos casos da doença. 

A média móvel de contaminados -- soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete -- se mantém acima de 40 mil há mais de dez dias.

Ainda segundo o Conass, o novo coronavírus já causou a morte de 181.835 pessoas no país. Em um dia, houve o registro de 433 óbitos.

Mais da metade dos casos fatais se concentram em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco. No entanto, a tendência de crescimento é observada em praticamente todas as regiões brasileiras.

O número de pacientes em observação deu um salto nas últimas duas semanas. Dados coletados no sistema do Ministério da Saúde mostravam que no último dia 29 havia  563.789 pessoas nessa condição no Brasil. Nesta segunda-feira (14), o total chegava a quase 740 mil. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cinco estados têm mais 80% dos leitos de UTI ocupados.

Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 alerta que oito capitais estão com taxas de ocupação superiores a 80%: Macapá (92,5%), Fortaleza (86,4%), Recife (83,3%), Vitória (84,9%), Rio de Janeiro (92%), Curitiba (92%), Florianópolis (90,4%) e Campo Grande (100%). Os índices são preocupantes também em Manaus (76%) e Salvador (77%). 


Saiba o que é o novo coronavírus


É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 


Como ajudar quem precisa?


A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.




Fonte: Brasil de Fato
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top