CNS e instituições intensificam campanha para vacinação ampla contra a Covid-19

Data de publicação: 18 Nov 2020



A ideia é pressionar parlamentares a aprovarem o Projeto de Lei 1462/2020, que impede a criação de monopólios para tecnologias, insumos e tratamentos contra a Covid-19 







O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está na campanha Vacina para Todos, organizada por entidades e movimentos sociais para pressionar parlamentares a aprovarem o Projeto de Lei (PL) 1462/2020, que garante o acesso universal à vacina contra a Covid-19 para todos os brasileiros. A campanha pode ser acessada pelo site vacinaparatodas.redesolidaria.org.br.

O PL está em tramitação na Câmara dos Deputados e tem autoria de diversos parlamentares. O projeto impede a criação de monopólios para tecnologias, insumos e tratamentos contra a Covid-19 e eventuais novas pandemias.

A proposta melhora e simplifica o dispositivo legal da Licença Compulsória, a exemplo de outros países, permitindo que o Brasil tenha acesso rápido às respostas mais efetivas contra a pandemia, protegido de preços exorbitantes e descabidos das grandes corporações, em especial da indústria farmacêutica.

“Enquanto o mundo se move na busca e disponibilidade de vacinas na defesa das vidas, o Brasil segue enfrentando o negacionismo e a definição de rumos com base em crenças ideológicas não fundamentadas”, afirma a conselheira nacional de saúde Débora Melecchi, que representa a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) no CNS.

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia totalizando 5.863.093 casos confirmados e mais de 165 mil óbitos, até o dia 15 de novembro. O avanço da Covid-19 é maior sobre a população jovem e sobre as periferias dos grandes centros urbanos, cidades do interior e a população mais pobre. Além do aumento do desemprego, estudos indicam que a pandemia pode colocar mais de 14 milhões de brasileiros na pobreza.

Texto que compõe o e-mail da campanha Vacina para Todos, encaminhado aos parlamentares, aponta que “é urgente que as autoridades sanitárias do país e o Poder Legislativo tomem providências efetivas para assegurar o acesso à vacina e que esta proteção não seja apenas para poucos”.

“Na prática, precisamos que o governo federal trabalhe com uma diversidade de vacinas, que tenham comprovação de eficácia e segurança, atendendo a complexidade logística do território nacional e as especificidades dos usuários”, completa Débora.


Clique AQUI e participe da campanha Vacina para Todos



Fonte: Ascom CNS

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top