Prova de vida do INSS: Como agendar procedimento para NÃO perder o benefício?

Data de publicação: 22 Out 2020




por Isabela Veríssimo


Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem atualizar, anualmente, por meio da chamada “prova de vida“, o cadastramento para aposentados e pensionistas. Só assim os mesmos conseguem continuar recebendo os pagamentos em dia. Por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a prova de vida está suspensa até o mês de novembro.

Ainda assim, é preciso se organizar para, em dezembro, poder realizá-la. Afinal, a prova de vida é obrigatória tanto para os segurados que moram no país quanto aos que estão no exterior.


Como agendar a prova de vida?


Para agendar a realização da prova de vida, em que o segurado deve comparecer presencialmente ao banco que recebe o benefício, basta acessar o aplicativo Meu INSS.

Embora os primeiros atendimentos comecem apenas em dezembro, o sistema já está autorizando marcar horário.

No dia, será necessário comparecer na agência portando: documento de identidade original em mãos, podendo ser carteira de identidade, de trabalho ou Nacional de Habilitação (CNH).

Algumas agências utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento para realização deste serviço.

Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias, seja por dificuldades de locomoção ou doença, podem fazer a comprovação de vida através de um terceiro, com uma procuração devidamente cadastrada no INSS.

Neste último caso, é preciso que o procurador faça um agendamento prévio através do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.


Serviços presenciais demandam atenção dobrada


Vale lembrar que, por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o INSS pede que todo segurado que compareça presencialmente a uma de suas unidades faça uso obrigatório de máscaras e, de preferência, não leve acompanhantes.
O INSS se compromete a disponibilizar álcool em gel 70% para higienização de segurados e funcionários, além de realizar aferição de temperatura nas entradas das agências.

É importante também que seja cumprido o distanciamento de, no mínimo, um metro e meio entre as pessoas para evitar a formação de aglomerações e tentar conter o avanço da Covid-19.

Ainda no aplicativo Meu INSS, estão disponíveis outros serviços que podem ser realizados dentro de casa, evitando a ida presencial às agências.



Fonte: Portal FDR
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top