Jornal Nacional mostra avanço da fome no Brasil

Data de publicação: 21 Set 2020



Reportagem do telejornal apontou que não é apenas a economia que explica essa realidade e denunciou o desmonte na rede de proteção de segurança alimentar


 
Reprodução/TV Globo



por Lucas Rocha



O Jornal Nacional, da TV Globo, na quinta-feira (17) expôs a triste realidade do retorno da fome no Brasil, apontada em pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta. Em 2017/2018, o número de brasileiros que passavam fome chegou a 10,3 milhões, em 3,1 milhões de domicílios.

“O contingente de brasileiros que passam fome voltou a aumentar. A pesquisa do IBGE, divulgada hoje, analisou dados de 2017 e 2018”, disse a apresentadora Renata Vasconcellos na chamada da matéria.

Reportagem conduzida pelo jornalista Pedro Bassan mostrou que a insegurança alimentar diminuiu gradativamente entre 2004 e 2013, mas subiu rápido em 2017/2018, que “traz o resultado mais preocupante até hoje”.

A matéria destacou ainda que não são apenas fatores econômicos que explicam essa mudança de rumo, mas questões políticas. “O conjunto de políticas que configuravam o que a gente chama de rede de proteção social, fundamentais para os resultados positivos, também foi precarizado, ou por redução drástica de orçamento, ou por fragilização das instituições e das equipes que faziam a implementação desses programas. Em 5 anos, regredimos 15”, afirmou a pesquisadora Elisabetta Recine, do Observatório de Política Alimentar da UnB.

Apesar da emissora evitar expor diretamente a “questão política”, esse ponto de virada aconteceu durante o governo de Michel Temer, que chegou ao poder após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, ocorrido em 2016.




Fonte: Revista Fórum 

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top