SP: Emissão da CAT é direito do trabalhador contaminado pela COVID, alerta USTL

Data de publicação: 3 Set 2020





A campanha da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), que alerta para a abertura da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) nos casos de contaminação pela Covid nos locais de trabalho, ganhou reforço de 3 outdoors em Limeira. Eles estão instalados no cruzamento da Rua Capitão Flamínio com Alferes Franco, no Anel Viário altura da Unicamp, e na Avenida Major Levy, entrada da cidade.
 
Além dos outdoors, material de divulgação e orientação estão sendo distribuídos aos trabalhadores e empresa.
 
O objetivo da entidade é fazer valer a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em final de abril reconheceu a contaminação pelo Coronavírus como um acidente de trabalho. Nesta terça-feira (1º) foi publicada a Portaria Nº 2.309, de 28 de agosto de 2020, que atualiza a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). Com a medida, o Ministério da Saúde inclui a Covid-19 na relação de doenças da LDRT e estabelece condições especiais para as pessoas contaminadas pelo Coronavírus.
 
“A expedição e assinatura da CAT é importante para que o trabalhador possa ser protegido pela legislação”, afirmou o presidente da União Sindical, Artur Bueno Júnior. A CAT produz uma série de reflexos no mundo jurídico trabalhista e previdenciário, dentre eles a estabilidade acidentária do empregado, o dever de recolhimento do FGTS do trabalhador no período de licença, além da majoração do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) da empresa. Também possibilita o pleito de indenizações judiciais, dentre outros.
 
Já se o trabalhador vir a óbito é a confirmação da doença adquirida em ambiente de trabalho que vai garantir à família, o direito a pensão em valor integral. Se isto não ocorrer, os familiares receberão apenas o proporcional ao tempo de trabalho do falecido.
 
“Se a empresa se recusar a emitir a CAT, o trabalhador pode procurar o seu sindicato. É para isto que serve a campanha: alertar os trabalhadores e a população sobre a importância desse procedimento” continuou Artur Bueno Júnior.
 


Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top