SP: Diretoria do Sindmotoristas define 'Plano de Ações' ao Setor de Manutenção

Data de publicação: 26 Ago 2020

Nailton Francisco, Secretário de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção do Sindmotoristas



Reunidos na segunda-feira (21), diretores do Sindmotorisras debateram os problemas que afetam os trabalhadores do Setor de Manutenção e aprovaram o Plano de Ações, bem como a Pauta de Reivindicações a ser protocolada nas empresas de ônibus da capital.

As falhas identificadas no Plano de Carreira, implantado em 2016, serão corrigidas, conforme cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2019/2020).

De acordo com Nailton Francisco, Secretário de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção, a intenção de aplicar o plano de modo precipitado, sem antes definir questões salariais e realizar as avaliações de desempenho, resultou em prejuízos aos trabalhadores, facilitando as empresas a burlarem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para nao pagarem o Piso Salarial aos profissionais oficiais (eletricistas, mecânicos, funileiros e pintores).

Nailton relatou ainda que no tocante à movimentação das funções na vertical, o principal motivo das reclamações dos funcionários que ocupam o cargo de “meio oficial”, que ao serem promovidos para uma função intermediária entre o oficial – anteriormente, esta promoção era automática, mas agora a regra foi modificada.

“Na movimentação das funções horizontal (por mérito), instituiram-se nomenclaturas (Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4) e critérios de movimentação na função baseados em metas de desempenho e avaliação teórica, aplicadas sem nenhum acompanhamento do sindicato. Há reclamações que existem apadrinhamentos, discriminações e falta de reconhecimento profissional aos que já desempenham determinados serviços”, disse Nailton.




Fonte: Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo - Sindmotoristas


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top