Espaço Mulher Contratuh reúne mulheres sindicalistas de todo o Brasil

Data de publicação: 5 Ago 2020



O foco das discussões girou em torno das dificuldades do gênero feminino na pandemia







Mais de 48 mulheres sindicalistas inscritas de 28 entidades filiadas à Contratuh. Esse foi o primeiro Espaço Mulher Contratuh, um evento totalmente online e pioneiro, que ocorreu na tarde desta terça-feira (04), visando discutir as dificuldades pessoais e profissionais enfrentadas pelas mulheres durante o isolamento social.

Desenvolvido exclusivamente pela equipe interna da Contratuh, o evento foi idealizado pela Diretora da Mulher, Maria dos Anjos Hellmeister, e abraçado pelo presidente da entidade, Wilson Pereira. As diretoras da Juventude, Jéssica Marques, e de Assuntos Previdenciários, Vera Leda, conduziram o Espaço Mulher, dando a palavra para cada participante das mais variadas regiões brasileiras.

A União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação também participou do evento, representada pela Assessora do Comitê Latino Americano de Mulheres, Jaqueline Leite.

O presidente da Contratuh reforçou o sucesso do evento e elogiou a equipe e as participantes. “É uma grande responsabilidade levar o nome da Contratuh. E sempre fomos abertos, incentivamos o debate e a igualdade e sentimos que precisávamos dialogar a situação da mulher durante essa pandemia. Foi assim que surgiu esse belo evento. Nossa equipe fez um ótimo trabalho e a repercussão foi extremamente positiva, com a participação massiva das nossas filiadas. Com certeza se faz necessário termos mais eventos como esse”, disse Wilson Pereira.

“A ideia é trazer a realidade de cada mulher da nossa categoria, as dificuldades e barreiras que temos que enfrentar no dia a dia. Percebemos a animação de todas, a vontade de dividir suas visões e anseios e também dividir essas dificuldades com as nossas companheiras, acreditando que somente unidas, somente juntas somos fortes”, explicou a diretora Maria dos Anjos, que enalteceu ainda a importância do resultado pós evento. “Vamos produzir um documento para as autoridades competentes, com cada ideia e experiência dividida, para que possamos fortalecer a luta de nós mulheres por igualdade”.

Entre os temas debatidos, o que mais se destacou foi a dificuldade do novo formato de trabalho que acomete a maioria das mulheres brasileiras. Responsabilidades de casa e profissionais acumularam e, consequentemente, as sobrecarregaram ainda mais. “Conseguimos extrair das mulheres que participaram os anseios e preocupações, promovendo a formação e a informação, para melhorar a qualidade de vida e estar presente na vida dessas trabalhadoras. Tivemos muitos depoimentos pessoais e de trabalho importantes, como o fortalecimento do vínculo familiar, mas também de cuidar de si para poder desenvolver o seu trabalho de base. Fiquei muito feliz em rever todas as companheiras e saber que estamos juntas, ainda que eletronicamente. É um evento que veio pra ficar”, analisou a diretora Jéssica Marques.

Em sua fala, a diretora Vera Leda reforçou ainda a violência doméstica na pandemia. “Os homens não ficaram mais agressivos na pandemia, mas agora o marido violento fica mais tempo dentro de casa e se revela ainda mais. Por isso precisamos reforçar nosso apoio às mulheres, com mais presença online”, avaliou. Vera ainda salientou que a internet tem um papel crucial pós pandemia, mas é preciso cuidado. “Não podemos falar num país em trabalho de home office, se não temos internet de qualidade e não temos equipamento necessários e que nos dê capacidade de exercer nossas atividades. Os empregadores precisam arcar com essa infraestrutura, para que não sobre para as trabalhadoras, que já estão sobrecarregadas em casa”, completou.

O Espaço Mulher Contratuh caminha para se transformar numa referência do setor de Turismo e Hospitalidade, como exemplo de evento online. A diretoria da confederação ainda não agendou a nova data, mas já está confirmada uma nova edição em breve.



Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade - Contratuh

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top