CSPB e SINDITAMARATY estabelecem pontos para unidade de ação entre as duas entidades

Data de publicação: 17 Jul 2020

Em reunião virtual realizada na quinta-feira (16), diretores da CSPB-Confederação dos Servidores Públicos e do SINDITAMARATY-Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores debateram questões comuns às duas entidades e estabeleceram entendimentos para ações conjuntas.
Entre outros temas foram abordados aspectos de manifestações da Controladoria Geral da União(CGU) que suscitam o entendimento de cerceamento da liberdade de expressão dos servidores públicos federais. Também foram abordadas questões referentes aos efeitos da pandemia do novo coronavírus nos serviços público e no conjunto da sociedade, demandando ações específicas das entidades sindicais; situações do funcionalismo frente ao teletrabalho e a necessidade de uma reordenação prática e ideológica no movimento sindical, frente aos novos desafios do Século XXI.


O presidente do SINDITAMARATY, João Marcelo Melo, referiu-se à Ação Civil Pública número 1028048-68.2020.4.01.3400, movida pelo Sinditamaraty, que pede isonomia entre os servidores do Serviço Exterior Brasileiro, especialmente em defesa dos integrantes dos PCCs/PGPEs, que vivem uma realidade histórica discriminatória no Itamaraty. Foi deliberado que a CSPB participará desta ação, como amicus curiae, para fortalecer a luta do sindicato, sendo “uma causa que recebemos com entusiasmo”, conforme afirmou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.


Ao destacar a importância da reunião, João Domingos disse que seria “uma de muitas a se realizar”, manifestando a consideração especial da CSPB com o SINDITAMARATY, uma entidade eclética que representa o conjunto dos servidores públicos do Ministério das Relações Exteriores. “Essa dimensão do sindicato é muito importante por agregar a representação dos servidores e, portanto, sendo o legítimo porta-voz de todas as aspirações não só dos seus filiados, mas de todas e todas que integram o quadro funcional do Itamaraty”, destacou João Domingos.


O secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, que acompanha a trajetória do SINDITAMARATY desde as primeiras reuniões para a sua fundação, considerou positiva a reunião, no sentido de que “tanto a CSPB como o sindicato tem muitos pontos em comum e podem se ajudar mutuamente, no fortalecimento das reivindicações em lutas conjuntas”.


Por outro lado,Felipe Heimburguer, secretário-geral do SINDITAMARATY, saudou a unidade de ação estabelecida entre as duas entidades, numa parceria renovada, que vai possibilitar levar à sociedade e aos demais servidores públicos debates importantes sobre a formulação e execução da Política Externa Brasileira, “nos marcos históricos que caracterizam a diplomacia nacional em seus preceitos constitucionais de ser uma frente avançada do Serviço Exterior Brasileiro.


Participaram da reunião, também, os diretores da CSPB, Carlos, Eduardo Maia e Sebastião Soares, além de Eliane Monteiro Cesário, assessora do SINDITAMARATY. 

 



A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top