Organizações da Saúde apresentam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 para parlamentares e gestores

Data de publicação: 3 Jul 2020



Entrega foi realizada na sexta-feira (3/07), às 10h, durante evento virtual com transmissão ao vivo







Diversas entidades da área da Saúde se uniram para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que foi apresentado a parlamentares, gestores, secretários de Saúde e sociedade civil nesta sexta-feira (3/07), às 10h, durante evento virtual com transmissão ao vivo pelo site e Youtube do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A ação é motivada pela necessidade imediata de mudanças na forma atual de combater a pandemia do Novo Coronavírus. Para isso, o documento considera aspectos biomoleculares e clínicos, estratégias epidemiológicas para reduzir a transmissibilidade, estrutura do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificação da rede de Atenção Primária em Saúde, entre outros.

Respeito à ciência, competência técnica, capacidade gestora e responsabilidade política são os pilares que orientam o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que também apresenta a complexidade da pandemia e considera as necessidades específicas das populações vulnerabilizadas.

O documento foi elaborado pelas entidades que compõem a coordenação da Frente Pela Vida, sendo: Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Associação Rede Unida.

Também houve contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP) e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).


Resposta ao descaso do poder público


Para o presidente do CNS, Fernando Pigatto, é fundamental somar esforços e contribuir com ações que auxiliem no entendimento e enfretamento à doença. “Desde antes do Novo Coronavírus chegar ao Brasil, o Conselho Nacional de Saúde já se preocupava com a saúde da população e vinha agindo de diferentes maneiras para salvar vidas. Nos manifestamos publicamente e cobramos ações efetivas das autoridades, principalmente do Governo Federal. Agora, estamos juntos na Frente pela Vida e levamos nossas contribuições para este importante plano de enfrentamento à pandemia”, afirma.

O plano comprova que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso e às ações ineficazes do governo brasileiro, que já permitiu a ocorrência de mais de um milhão de casos confirmados e quase 60 mil mortes causadas pela Covid-19.

O documento está aberto para consulta e contribuições no site da Frente Pela Vida, www.frentepelavida.org.br. O lançamento público terá a presença dos presidentes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.


Clique AQUI e confira o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19



Crédito da Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fonte: #susconecta

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top