Nota: NCST reúne Diretoria Executiva para discutir situação política, trabalhista e de saúde do Brasil

Data de publicação: 5 Jun 2020



Lideranças sindicais deliberaram ações afirmativas da entidade em defesa da saúde, do emprego e da democracia







A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST realizou, nesta quinta-feira (04/06), reunião virtual com a Diretoria Executiva para discutir situação política, trabalhista e de saúde do Brasil. Na oportunidade, as lideranças sindicais debateram e deliberaram ações afirmativas da entidade em defesa da saúde, do emprego e da democracia; temas delicados em tempos de pandemia e de ameaças à ordem institucional. 
 
Durante a reunião virtual os dirigentes da NCST, em suas respectivas pastas de atuação, detalharam as atividades que vêm sendo executadas pela entidade para o diagnóstico dos problemas e para o apontamento de alternativas de enfrentamento aos desafios de um país onde se observa a deflagração dos instrumentos democráticos de intervenção; simultaneamente a movimentos que rompem as recomendações científicas e sanitárias e que pregam, abertamente, uma agenda autoritária e de ruptura, com solicitações ao fechamento de instituições como Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
 
Os líderes sindicais se posicionaram pelo fortalecimento dos mecanismos de ativismo virtual, uma vez que a pandemia se alastra descontroladamente, superando a casa de 30.000 mortos pela Covid-19 e que já acumula mais de meio milhão de infectados, em que pese a enorme e reconhecida subnotificação que, naturalmente, joga os números para baixo, muito distantes de uma realidade excessivamente mais preocupante.
 
As estratégias serão discutidas com as Estaduais em uma próxima reunião, ampliada, de maneira a intensificar o engajamento e a participação da agenda até aqui deliberada pela Executiva, em todo o território nacional.
 
“Temos que estar na vanguarda dessa reengenharia do movimento sindical, adaptando-o às novas ferramentas de trabalho que permitem que nossas atividades sejam realizadas, com eficiência, à distância. Importante destacar a emergência de uma mobilização coletiva pela democracia e pelo desenvolvimento. Estamos diante de um cenário tenso e perigoso, que exige muita cautela e esforços amplos e estratégicos. Contamos com a participação efetiva de nossa base, historicamente aguerrida e comprometida com as pautas e os anseios de seus representados”, avaliou o presidente da NCST, José Calixto Ramos.
 


Imprensa NCST

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top