1º de Maio virtual: saúde, emprego, renda, 30 artistas e ‘frente ampla’ anti-Bolsonaro

Data de publicação: 30 Abr 2020



Centrais devem reunir, remotamente, Lula, FHC, Ciro, Marina, Flávio Dino e Rodrigo Maia, entre outros. Entre os artistas, Chico César, Fernanda Takai, Leci Brandão, Odair José, Otto, Paulo Miklos e Zélia Duncan




Cartaz do evento deste ano, que pela primeira vez será virtual



Saúde, emprego e renda são os temas do 1º de Maio 2020. A edição deste ano, de forma inédita, devido à pandemia, será uma manifestação virtual, das 11h30 às 15h30 da sexta-feira. Além da importância crescente da solidariedade em tempos de covid-19, as centrais sindicais vão reunir uma “frente anti-Bolsonaro” entre seus convidados. Muitos já defendem abertamente o impeachment do presidente.

A questão sanitária e trabalhista será lembrada com depoimentos de representantes de organismos internacionais, como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre os convidados do evento, estão adversários políticos e ex-presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Também deve encaminhar mensagem o ex-candidato Ciro Gomes (PDT).

As manifestações, pronunciamentos e apresentações artísticas terão transmissão da TVT, Rádio Brasil Atual e RBA.

Confirmaram “presença” ainda o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a ex-candidata presidencial Marina Silva (Rede) e o líder do PV José Luiz Penna. O espectro partidário inclui PT, PCdoB, PSB, PDT, Psol, PSTU, Rede, SD e PV. São aguardadas as confirmações dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

Até o nome do papa Francisco foi incluído. Caso não seja possível obter uma mensagem do Vaticano, a alternativa será um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, inclusive, deverá começar com a participação de representantes de diversas religiões.







Pastoral Operária


A lista de artistas “presentes” à manifestação virtual reúne aproximadamente 30 nomes. Alguns farão lives. O cantor Chico César, por exemplo, apresentará vídeos gravados. Os organizadores confirmam, além dele, Fernanda Takai, Francis e Olívia Hime, Leci Brandão, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Toninho Geraes e Zélia Duncan. Os atores Fábio Assunção, Gregorio Duvivier e Osmar Prado também falarão.

“Escravidão dos novos tempos: a precarização do trabalho” é o tema escolhido pela Pastoral Operária para o 1º de Maio 2020. Uma oportunidade para refletir sobre “os novos arranjos em torno do trabalho, sem direitos, sem remuneração digna, sem proteção”. Problemas que já vinham sendo enfrentados e que foram acentuados pela pandemia.

A Pastoral Operária reforça a importância da solidariedade neste momento. “Quando a classe dos patrões pede o fim do isolamento e o retorno ao trabalho em meio à pandemia, mesmo empresários de grande capital financeiro, significa que ‘eles/as sem nós não geram riquezas’. A força da produção está em nossas mãos, mentes e corações”, afirma.

E a entidade lembra do caráter inédito da data, sem manifestações de rua. “A memória do dia internacional das trabalhadoras e dos trabalhadores neste ano será em nossas casas, com nossas famílias e nas redes sociais para os que puderem acompanhar”, diz a Pastoral, ao criticar a “modernização neoliberal” no mundo do trabalho e lembrando que muitas famílias estão na informalidade, sem direitos e “sobrevivendo graças à solidariedade de outras pessoas”.


1º de Maio 2020 – Escravidão dos Novos Tempos | Uma cartilha da Pastoral Operária






Clique AQUI e acesse a integra da cartilha




Fonte: Rede Brasil Atual - RBA 
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top