MG: Presidente da Feserv participa de reunião nacional da CSPB

Data de publicação: 30 Abr 2020





O presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais - Feserv/MG, Hely Aires, participou da reunião virtual da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil). O presidente da entidade nacional, João Domingos dos Santos, abriu a reunião apresentando uma pauta unificada para discussão com foco no debate sobre as alternativas para o enfrentamento da crise sanitária, econômica, social e sindical. O presidente João Domingos enxerga oportunidades na conjuntura e instiga: "qual será o nosso legado?".

Com uma inovação também para as entidades sindicais, o sistema Zoon, que é uma ferramenta usada para este tipo de evento, foi a alternativa encontra para o debate e a participação de um grande numero de sindicalistas, presidentes de Federações, juristas e jornalistas. O evento teve total apoio da SON (Sindicatos Online).

Após amplo debate com mais de três horas de duração, com participações e intermediações positivas e necessárias para a reunião da CSPB, a videoconferência nacional resultou na formação de três equipes de trabalho para construir, juntos, uma unidade para as entidades e para os trabalhadores do setor público.

A coordenação da videoconferência ficou por conta do secretário-geral da CSPB, Lineu Neves Mazano, que soube conduzir o modelo de reunião que será a saída para muitas das entidades sindicais do nosso país. Prova disto é o 1º de Maio que acontece este ano com live, transmitido pela internet pelas principais centrais do país.

O presidente da Feserv/MG, Hely Aires, focou sua participação em três eixos que, em sua avaliação, teremos que estar atentos para o momento que assola o país. O primeiro deles é a corrupção que pode se alastrar de forma que a sociedade pagará um preço alto após pandemia, já que a fiscalização de aquisição de produtos e serviços serão feitas somente após o término desta situação. Além da população, os servidores pagarão caro com os desmandos que podem acontecer. Outro ponto é a saúde dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Hely Aires avalia que estes profissionais, aplaudidos agora, deverão ter muito cuidado com o equilíbrio psicológico. A gravidade das circunstâncias pode abalar o emocional destas categorias, problemas de saúde pode se agravar com consequências imprevisíveis para as famílias destes trabalhadores.

Na oportunidade o presidente da Feserv/MG finalizou sua participação falando da arrecadação dos municípios que podem servir de argumento para os governantes, mas principalmente os prefeitos, quererem impor algo que contraria a Constituição e as Leis Orgânicas Municipais, como a demissão de contratados, bem como o não pagamento de salários e do piso salarial dos professores, implementado em janeiro, mas que também pode ser um contrassenso dentro das justificativas apresentadas pelo município.

O presidente João Domingos finalizou reunião e se disse muito satisfeito com a participação e com os temas debatidos durante a videoconferência. “Matamos a saudade de rever alguns companheiros mesmo de forma virtual. Mostramos que estamos preparados para as mudanças e vamos acompanhar e fazer o melhor que a CSPB tem dentro dos seus quadros”, ponderou o presidente.



Fonte: Federação dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais - Feserv/MG
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top