NCST/MG: Unidade e força para resguardar os direitos do trabalhador

Data de publicação: 23 Abr 2020


Secretária-geral da NCST/MG, Luciana Santos



por Luciana Santos



Vivemos, sem dúvida, um tempo sombrio, um tempo difícil! Uma pandemia que assola todo o mundo e que não escolhe rico, pobre, patrão e empregado. No entanto, os primeiros a sentir os efeitos dessa crise são os trabalhadores, que veem o salário e seus direitos serem cada vez mais subtraídos. Como parte mais fraca nesta relação (patrão x empregado), o trabalhador, para garantir seus vencimentos mensais, coloca a própria vida em jogo, já que resta evidente a falta de equipamentos de proteção e não há, sequer, o mínimo necessário para higienização das mãos em seus locais de trabalho

Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram), sindicato que representa os servidores municipais de 36 cidades no Centro-Oeste de Minas Gerais, e secretária-geral da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST/MG), que engloba mais de 150 sindicatos filiados, estamos vendo de perto o quão importante é a atuação do sindicatos e da Central neste momento difícil, para que os trabalhadores tenham voz frente ao governo e aos patrões. Mais do que nunca, o trabalhador se sente fragilizado na relação trabalhista e vem sendo assediado a aceitar condições totalmente absurdas e desumanas, inclusive a se expor ao trabalho, mesmo fazendo parte do grupo de risco ao Covid-19. É através de seus sindicatos, e da Central, que denunciam ao Ministério Público e lutam na Justiça, que esses trabalhadores buscam o  mínimo de dignidade, para exercer suas funções, já que muitas vezes com medo de perder o emprego se sujeitam a condições de trabalho tão precárias.

Somado a tudo  isso,  temos um cenário de retrocesso no movimento sindical, que antecedeu essa pandemia, que resultou no fechamento de várias entidades devido à extinção do desconto compulsório da Contribuição Sindical. Isso freou muitas ações em prol do trabalhador. Nós, da Nova Central Sindical, trabalhamos com afinco e foi através de um planejamento executado pela nossa Secretaria Geral, que conseguimos manter as atividades, sem ter que fechar as portas da Central de Minas Gerais, que viu sua arrecadação cair de forma abrupta e teve um número alto de inadimplência. Fácil não foi e nem tem sido, mas estamos buscando, sempre, nos reinventar para melhorar a prestação de serviço e assistência aos sindicalizados, garantindo o direito do trabalhador.

Diante de todas essas dificuldades somadas agora à essa pandemia, somente com o resgate da importância da luta sindical, através da conscientização do trabalhador é que podemos sair fortalecidos deste momento desafiador. E para isso é fundamental a união de todos os segmentos sindicais,  dando as mãos, compartilhando problemas da luta trabalhista e levando informação aos trabalhadores para que saibam o quão importante é lutar em defesa de seus direitos.

Enfim, os sindicatos mais do que nunca têm que manter um canal de comunicação aberto com seus trabalhadores, para receber denúncias, ser a ponte entre patrão e empregado. A luta não é fácil e nunca foi, mas é através dela que podemos garantir o mínimo de dignidade e respeito aos direitos de nossos trabalhadores.

Nós, da Nova Central Minas, estamos aqui para auxiliar os líderes sindicais neste momento crítico trazendo ideias, colaboração, ações para assegurar o direito do trabalhador, para que juntos possamos superar essa turbulência. Especificamente, como Secretária Geral da NCST/MG  e como Diretora Financeira da Feserv-MG, estou à disposição para discutir, com todos os sindicatos filiados, um planejamento administrativo, traçando uma programação de gestão financeira, de modo a auxiliar as instituições a terem as melhores decisões neste momento tão difícil, que exige, mais do que nunca, organização, unidade e força de todos nós!

Faça contato conosco!


Luciana Santos
Secretária Geral da Nova Central Minas





Fonte: Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de Minas Gerais - NCST/MG

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top