NCST se solidariza com greve dos petroleiros

Data de publicao: 13 Fev 2020





Nesta quarta-feira (12/02), o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, José Calixto Ramos, participou de reunião com Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado; e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Na oportunidade o líder sinidcal articulou para o encerramento do impasse entre grevistas e governo, bem como solicitou novas agendas com os atuais líderes do Congresso Nacional. A paralisação completa 13 dias e atinge 108 unidades da Petrobras.







Calixto considera que a mesa de negociação é o caminho para a conciliação, não medidas arbitrárias e autoritárias por parte de gestores que insistem em ferir princípios básicos da democracia. “É inadmissível que a Petrobrás siga sem abrir negociação com a categoria, ao mesmo tempo em que recorre ao TST para pedir abusividade do movimento, impondo à categoria um efetivo de 90% com multas de até R$ 500 mil em caso de descumprimento. O direito de greve jamais foi tão violado. Esse tipo de agressão à atividade sindical é incompatível com um país que se auto intitula democrático. Permaneceremos vigilantes ao descumprimento das regras constitucionais e às convenções internacionais ratificadas pelo país. Seremos, juntos, guardiões do Estado Democrático de Direito, da Constituição e da segurança jurídica, pilares indispensáveis ao nosso desenvolvimento”, argumentou o presidente da Nova Central para esta reportagem.







Ao final da reunião, Maia e Alcolumbre se comprometeram a abrir intermediação junto a Petrobras objetivando a possibilidade de a estatal voltar a negociar com a categoria. Esse é um dos principais pontos de reivindicação da greve dos petroleiros. Os dois presidentes das casas legislativas prometeram aos demais parlamentares e lideraças sindicais que participaram da reunião, acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando uma decisão dos ministros da Corte que permitiu a venda de subsidiárias de estatais sem a autorização do Congresso.



* com imagens do fotógrafo André Oliveira




Imprensa NCST com informações da Rede Brasil Atual e Revista Fórum
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top