Na NCST, Cobrapol encerra reunião importante para definir ações sobre aposentadoria policial

Data de publicação: 4 Dez 2019





Encerraram-se na tarde desta terça-feira (03/12), as reuniões do Conselho de Entidades e Diretoria Executiva da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol, realizada na sede nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadors – NCST.

A pauta principal do encontro foi a Reforma da Previdência que, após a promulgação da Emenda Constitucional n.º 103/2019, avança, também, nos Estados, inclusive, em muitos casos, piorando os termos apresentados na proposta aprovada no Congresso Nacional. Outra preocupação, ainda com o mesmo tema, é a tramitação da PEC 133/19, conhecida como PEC Paralela, que estende os efeitos da Emenda 103 aos estados, já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara Federal. “Reunião importante para definir ações e estratégias que visam fortalecer nossas ações para reduzir os efeitos nefastos da Reforma Previdenciária que destruiu direitos dos policiais a nível federal e tem assombrando alguns estados, inclusive com prejuízos já votados em algumas unidades federativas”, destacou Andre Gutierrez, presidente da Cobrapol.

A dinâmica do trabalho contou com uma comissão com componentes de vários estados e atuação de membros da Feipol/CON, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A comissão definiu o teor de um documento a ser encaminhado pela Cobrapol a todos os governadores, apontando a justiça de uma aposentadoria e pensão aos policiais civis similares à oferecida aos militares, com paridade, integralidade, pensão com resguardo às famílias dos policiais e uma transição justa, que não puna os trabalhadores que começaram trabalhar mais cedo e estão próximos de concluírem os requisitos para sua aposentadoria. “Além desse documento, queremos promover informações a todas as entidades para subsidiar na discussão e negociações em seus respectivos estados e orientar da melhor maneira possível para minorar os efeitos das reformas”, disse Marcilene Lucena, Presidente da Feipol/CON.

As deliberações da reunião serão concluídas até a próxima sexta-feira (06) e contará ainda com a construção de propostas de emendas ao texto da PEC Paralela a ser trabalhada junto aos deputados federais na Câmara Federal. O trabalho terá a participação e coordenação direta do Diretor Jurídico da Cobrapol e Presidente do Sinpol-RS, Mario Flanir.  

Em breve o calendário de atuação e manifestações será apresentado pela Cobrapol e a atuação das entidades e dos policiais civis de todo o Brasil é essencial para o sucesso dos pleitos da categoria. Foram motivos de debate, também, a reforma administrativa e sindical que estão tramitando no Congresso Nacional e o Presidente Gutierrez disse que o jurídico da Cobrapol irá atuar para um parecer sobre as propostas em trâmite e a partir daí definir o melhor caminho para atuar nessas questões.

Destaque-se que a Lei Orgânica Nacional continua sendo uma das pautas prioritárias da Cobrapol e foram tomadas definições importantes que serão levadas a efeitos no início de 2020.







Ao término do encontro, diretores da NCST colocaram a entidade à disposição dos policiais civis do Brasil no que fosse possível, seja na utilização do espaço que é moderno e funcional, ou mesmo na promoção de discussões que promovam o alcance de objetivos justos aos trabalhadores. “A Nova Central tem sido uma parceira de nossa Federação há muitos anos e esse estreitamento na relação com demais entidades fortalece ainda mais nossas lutas”, finalizou, Marcilene.





Fonte: Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte - Feipol/CON 

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top