Servidores públicos fazem plenária e aprovam unidade nacional em defesa do estado brasileiro

Data de publicação: 28 Nov 2019





por Sebastião Soares



Foi realizada em Brasília, no dia 26 de novembro, terça-feira, a Plenária em Defesa dos Serviços Públicos Municipal, Estadual e Federal, das Empresas Estatais, do Brasil e dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O evento foi convocado pelas centrais sindicais CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Intersindical, NCST e realizado na sede do Sindicato dos Bancários, com a adesão de várias entidades sindicais e parlamentares.
 
Além da plataforma de ação, foram aprovados encaminhamentos com relação à unificação das lutas dos servidores públicos, inclusive com a transformação da Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (CNESF) em Coordenação dos Servidores Públicos, incluindo servidores públicos estaduais e municipais. Um esboço da nova organização já está sendo formulado e será apresentado em reunião ampliada marcada para janeiro de 2020.
 
Entre as atividades programas estão a preparação da greve geral da educação, para o início do ano de 2020; a estruturação de um plano de ação unitário em defesa dos serviços públicos, no sentido de fortalecer as lutas contra os projetos de privatização e desmonte do estado brasileiro que já estão sendo praticados em acordo com as políticas ultraliberais do atual governo federal. Essas medidas são replicadas em grande parte dos estados e municípios, o que exige a luta unificada do funcionalismo público.
 
O Observatório Sindical Clodesmidt Riani-OSCR esteve representado na plenária e manifestou apoio ao movimento, somando-se nas ações de mobilização e divulgação.



* Sebastião Soares é Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST




Fonte: Observatório Sindical Clodesmidt Riani

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top