Salário mínimo será de 1.030 reais em 2020, abaixo do projetado pelo governo

Data de publicação: 25 Nov 2019



O governo decidiu aplicar apenas a inflação para corrigir o valor. Até este ano, a variação do PIB dois anos antes também incidia na conta







O salário mínimo vai ficar abaixo do projetado pelo governo em 2020. O Orçamento do próximo ano encaminhado ao Congresso previa que o salário fosse de 1.039 reais mas o valor ficará em 1.030. A diferencia é explicada por uma previsão menor de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, que costuma reajustar os salários. Atualmente, o piso é de 998 reais.

Será a primeira vez que o valor ficará acima da marca de mil reais. Até este ano, o salário era reajustado pelo INPC mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, garantindo ganho acima da inflação, quando a economia cresce. No entanto, o governo decidiu aplicar apenas a correção pela inflação para o salário.

Em 2017 e 2018, por exemplo, foi concedido o reajuste somente com base na inflação porque o PIB dos anos anteriores (2015 e 2016) teve retração. Por isso, para cumprir a fórmula proposta, somente a inflação serviu de base para o aumento.

Segundo o governo, o espaço fiscal com o valor real, se comparado ao projetado – cada 1 real de salário representa um gasto extra de 300 milhões -, será utilizado para ajudar a aumentar os gastos com investimentos no próximo ano.




Fonte: CartaCapital

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top