NCST realiza plenária em defesa da unicidade sindical

Data de publicação: 25 Out 2019





por Manoel Paulo



O sindicalismo brasileiro se movimento para se assegurar relevante na luta em prol do trabalhador. Primeiro foi a PEC apresentada pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) que foi protocolada duas vezes e foi retirada por falta de assinatura e trazia em seu texto o fim da unicidade sindical, o que mexeu com o movimento sindical.

Em contraponto a PEC, foi apresentado o PL 5552/2019 pelo deputado Lincoln Portela (PL/MG). Esse projeto de Lei é defendido pela NCST, CTB, CSB e a FST.

E foi sobre o PL 5552/2019 que foi apresentado na quarta-feira (23) pelo José Calixto, presidente da NCST a líderes sindicais reunidos em São Paulo.

“A estrutura sindical é com o sindicalismo, não com o governo”, disse Calixto sobre o que pretende o projeto de lei.





O PL tem como objetivo regular a estrutura sindical, sem mexer na unicidade sindical, que para muitos será o fim do sindicalismo brasileiro como disse o secretário geral da CTB, Wagner Gomes: “Propor o fim da unicidade sindical é a morte do movimento”. Ele continua: “O PL apresentado é o que vai garantir a unicidade sindical e a sobrevivência do movimento”.

Além do secretário geral da CTB que esteve presente na plenária da NCST, o Eduardo Annunciato, conhecido como Chicão, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, filiado à Força Sindical esteve na reunião e manifestou seu apoio ao PL 5552. “Esse projeto me representa 100%. Eu defenderei até esse PL”, disse Chicão.






“Esse o momento de unidade, enquanto algumas centrais só querem se manter viva”, enfatizou a vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), Neuza Barbosa.

Era esse o sentimento de todos ali. O movimento sindical precisa de unidade para o seu fortalecimento e desenvolvimento diante de tantos ataques contra o sindicalismo brasileiro.


CLIQUE AQUÍ e confira as fotos.




Fonte: Mundo Sindical


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top