Por falta de assinaturas, PEC da ‘reforma’ sindical é devolvida ao autor

Data de publicação: 15 Out 2019



Depois de conferência da Mesa, parte das assinaturas foi invalidada, fazendo com que proposta não atingisse número mínimo exigido; deputado pode retomá-la completando adesões necessárias.




Deputado Marcelo Ramos, do PL amazonense, terá de buscar mais assinaturas entre seus colegas para reapresentar proposta



por Vitor Nuzzi



A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 161/2019, de “reforma” sindical, teve vida curta na Câmara. A Secretaria-Geral da Mesa encaminhou ofício ao deputado Marcelo Ramos (PL-AM) informando “que não será possível dar prosseguimento à referida proposição” por falta do número mínimo de assinaturas.

Apesar de subscrita por 192 deputados, a PEC não alcançou as 171 assinaturas necessárias para que fosse protocolada. Daquele total, só 164 foram consideradas válidas: 12 não conferiam, 15 estavam repetidas e uma foi de parlamentar que não exerce o mandato atualmente.

Das 164 assinaturas válidas, 40 são de deputados do PT. Entre os que assinaram, estão os ex-presidentes da CUT Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), e da Força Sindical Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SD-SP). Em ofício à presidência da Câmara, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) solicitou a retirada de sua assinatura da PEC.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o deputado não terá que começar do zero, mas precisa completar o número exigido de assinaturas para dar continuidade ao pedido. Quando voltar à mesa da Casa, a proposta já terá outro número.

Ramos foi presidente da comissão especial da Câmara que analisou o projeto de “reforma” da Previdência, agora tramitando no Senado.




Fonte: Rede Brasil Atual - RBA

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top