AL: Norma Regulamentadora 32 é tema de simpósio sobre segurança no ambiente profissional em Maceió

Data de publicação: 3 Out 2019





Profissionais e estudantes da saúde participaram, no último dia 27, do V Simpósio NR32, realizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), no auditório do Senai Poço, em Maceió. O evento contou com a participação do presidente do Sateal, Mário Jorge, que na oportunidade destacou a importância do debate entre os profissionais do setor.  

“A Norma Regulamentadora 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Por isso a importância da atualização e debate sobre a aplicação da lei na prática”, destacou o presidente.

Mário Jorge frisou que o momento é para intensificar o debate, principalmente diante do cenário nacional, considerando que o governo federal vem precarizando as políticas de saúde. o evento teve o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).    

A NR foi instituída trazendo à responsabilidade pelo seu cumprimento contratantes e contratados, nem só um e nem o outro, argumentou Jean Freitas, técnico de segurança do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC-SP). O evento, que acontece anualmente e proporciona a discussão de temas relacionados à segurança do profissional de saúde.

O secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Paulo Teixeira, representando o gestor da pasta estadual, Alexandre Ayres, ressaltou os avanços que vêm sendo realizados na saúde alagoana e apostilou que os seminários sobre a NR oportunizam esclarecimentos e ampliação de conhecimentos acerca da norma que trata sobre a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.

“É uma norma que estabelece várias condutas e, contudo, gera dúvidas. Daí a relevância de eventos como este, que ainda permite a troca de experiências entre os serviços hospitalares públicos e privados”, pontuou.

A Norma é aplicada em toda e qualquer unidade de atendimento em saúde, segundo especificou Jean Freitas em sua palestra. Ele explicou que, entre as obrigações do empregador está assegurar capacitação aos profissionais de forma continuada e aos trabalhadores conhecer o documento e acompanhar as mudanças e adequações que forem necessárias, aplicando no seu ambiente profissional.

O seminário aconteceu durante todo o dia. No período da manhã também foi levada em pauta a cultura de segurança do paciente, com a enfermeira Andréa Teixeira. À tarde, tuberculose e H1N1, além do uso da máscara N95 foram temas de debate entre estudantes e profissionais.




Fonte: Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de Alagoas - NCST-AL


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top