PB: NCST participa de sessão na Câmara Municipal de JP pela regulamentação das profissões de maestro e coreógrafo

Data de publicação: 2 Out 2019





A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado da Paraíba – NCST/PB, na terça-feira (19/09), atendendo convite do Vereador Marcos Henriques (PT), participou da Sessão Especial na Câmara Municipal Casa de Napoleão Laureano pela regulamentação e valorização da profissão de maestros e coreógrafos de bandas marciais e fanfarras do Município de João Pessoa.
 
O parlamentar petista falou da atenção da secretária de Educação, Edilma Ferreira, com as reivindicações e desejos da categoria. O vereador defendeu a valorização das atividades e funções desenvolvidas pelos maestros, professores de música e coreógrafos de Bandas Marciais e Fanfarras da Cidade.







 
Segundo Marcos Henriques, seria ideal que esses profissionais tivessem condições de se dedicar apenas na educação dos jovens alunos de bandas marciais, sem precisar buscar outras atividades remunerativas para sobreviver e sustentar a família. Emocionado, Henriques lembrou, na ocasião, do seu pai, Antônio Inácio (in memoriam), que foi regente, na década de 80, de bandas marciais dos Colégios Afonso Pereira e 7 de Setembro. 
 
Antes e durante a audiência pública, a Banda Marcial da Escola Municipal Anísio Teixeira, sob a regência do professor Carlos Guerra e apoio da coreógrafa Silvana Ferreira, se apresentou na frente e na galeria da Câmara.
 
Além de Marcos Henriques, também debateram o tema o líder do governo na CMJP, vereador Milanez Neto (PTB); o coordenador do Projeto de Bandas, Música e Dança da Sedec, Rômulo da Silva Albuquerque; o maestro de bandas da Rede de Ensino Público Municipal, Flaviano Ricardo; o presidente da Associação Sertaneja de Bandas e Fanfarras, Aramis Lins; o dirigente da Federação das Bandas e Fanfarras da Paraíba, Luiz Antônio; o professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre Magno; o presidente da Nova Central Sindical, Antônio Erivaldo Henrique de Sousa, que falou da importância desses profissionais que se dedicam todo o período do ano letivo. “Muitos encontram dificuldades para se organizarem para as apresentações nas comemorações do 07 de setembro e dos concursos da bandas de fanfarras, estes são obrigados a buscar outras atividades para complementar sua renda familiar. A música tem um papel fundamental para a inclusão social”, argumentou Antonio Erivaldo, presidente da NCST/PB; em harmonia com os pleitos dos regentes e alunos de bandas marciais da capital paraibana. 

 
MAESTROS E DIRIGENTES DE ENTIDADES DESTACAM PROFISSÃO COMO INCLUSÃO SOCIAL.

 
O professor Flaviano Ricardo considerou a audiência pública uma oportunidade ímpar para que a sociedade pudesse tomar conhecimento da importância da atividade de um maestro e de um coreógrafo dentro de uma banda marcial ou fanfarra musical. 
 
O professor Aramis Lins ressaltou que o maestro e o coreógrafo educam jovens para vencer na vida, com dignidade, sabedoria e conhecimento. “Esses profissionais são mais do que professores de música e dança. São instrumentos de cidadania que, muitas vezes, atuam como psicólogos e orientadores, tirando jovens da criminalidade e resgatando vidas, através da cultura e educação”, completou Aramis.
 
O musicista e professor Luiz Antônio entende que os gestores e classe política precisam ter uma visão maior e melhor sobre o impacto social positivo que o trabalho dos maestros, regentes e coreógrafos causa na juventude. De acordo com Luiz, as bandas e fanfarras são instrumentos essenciais de inclusão social de homens e mulheres, tendo a música como pilar de sustentação. 
 
O coordenador do Projeto de Bandas, Música e Dança da Sedec, Rômulo Albuquerque, destacou como ação importante da Prefeitura de João Pessoa a fim de melhorar o aprendizado musical dos alunos o projeto ‘Educar a Criança através da Música’. Rômulo revelou que esse projeto já transformou a vida de muitos alunos, como é o caso de Hermeson Lucas, que foi aluno de banda e hoje é professor do curso de Licenciatura em Música na UFPB.
 
Rômulo Albuquerque admitiu que estava muito orgulhoso em saber que as bandas podem causar transformações positivas no cidadão. De acordo com ele, João Pessoa tem hoje 89 escolas da rede pública de ensino com bandas marciais e cerca de 4 mil alunos, entre músicos e dançarinos, que integram o corpo musical e o corpo coreógrafo, respectivamente. 
 
O líder do governo na CM/JP, Milanez Neto, considerou, em seu pronunciamento na tribuna, que a luta dos que fazem as bandas marciais e fanfarras do Município é justa e necessária. Milanez confidenciou seu orgulho ao ouvir o depoimento de vários alunos da Banda Anísio Teixeira, reverenciando a participação dos maestros e professores na formação e educação de cada um deles. “Através da música, o jovem pode vencer sim. Com isso, eu vejo que a Prefeitura está no caminho certo”, comemorou.




 


No final da audiência, o vereador Marcos Henriques apresentou a proposta de composição de uma comissão, representada por três maestros, dirigentes de entidades e integrantes da CMJP para dialogar com a Gestão Municipal.
 
O musicista e professor Luiz Antônio entende que os gestores e classe política precisam ter uma visão maior e melhor sobre o impacto social positivo que o trabalho dos maestros, regentes e coreógrafos causa na juventude. De acordo com Luiz, as bandas e fanfarras são instrumentos essenciais de inclusão social de homens e mulheres, tendo a música como pilar de sustentação. 
 
O coordenador do Projeto de Bandas, Música e Dança da Sedec, Rômulo Albuquerque, destacou como ação importante da Prefeitura de João Pessoa a fim de melhorar o aprendizado musical dos alunos o projeto ‘Educar a Criança através da Música’. Rômulo revelou que esse projeto já transformou a vida de muitos alunos, como é o caso de Hermeson Lucas, que foi aluno de banda e hoje é professor do curso de Licenciatura em Música na UFPB.
 
Rômulo Albuquerque admitiu que estava muito orgulhoso em saber que as bandas podem causar transformações positivas no cidadão. De acordo com ele, João Pessoa tem hoje 89 escolas da rede pública de ensino com bandas marciais e cerca de 4 mil alunos, entre músicos e dançarinos, que integram o corpo musical e o corpo coreógrafo, respectivamente. 
 
No final da audiência, o vereador Marcos Henriques apresentou a proposta de composição de uma comissão, representada por três maestros, dirigentes de entidades e integrantes da CMJP para dialogar com a Gestão Municipal.


 
 
Fonte: Assessoria da Câmara Municipal JP e NCST/PB

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

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