SC: Ministério Público se manifesta sobre morte de jovem no centro de Joaçaba

Data de publicação: 17 Set 2019



O Ministério Público do Trabalho, através do Procurador da República em Joaçaba Dr. Anderson Luiz Corrêa da Silva se manifestou sobre o acidente de trabalho, em que vitimou o jovem Eduardo de Souza, 22 anos, no final da tarde da última quarta feira, bem no centro da cidade.




Procurador da República em Joaçaba Dr. Anderson Luiz Corrêa da Silva



Segundo o procurador, um inquérito para avaliar as causas do acidente já foi aberto. ”Em primeiro lugar a gente lamenta. Nós que trabalhamos diuturnamente para que isso não aconteça, ficamos muito chateados com o fato e já abrimos uma investigação para apurarmos o ocorrido e, também, a empresa que supostamente seria a empregadora do rapaz.”

Outro fato destacado pelo procurador da república é a total falta dos equipamentos de segurança, os popularmente conhecidos como EPIs.”Os equipamentos de proteção, eles não existem de bonito, ou por que queremos ser burocráticos, eles realmente salvam vidas.”

Nossa reportagem também conversou com o presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil - Siticom, Pedro Nogueira "Pedrinho".

Mesmo que a categoria do trabalhador não é atendida pelo sindicato, Pedrinho mencionou as normativas NR35 e NR18, que deveriam ter sido seguidas pela empresa e também pelo trabalhador.



Clique AQUI e ouça as entrevistas



O que é Equipamento de Proteção Individual (EPI)


Os EPIs são equipamentos a fim de proteger individualmente cada usuário a fim de combater algum risco existente presente  saúde ou integridade física do trabalhador.

O EPI é responsável pela proteção individual do trabalhador e é obrigatório. O empregador tem o dever de fornecer o EPI correto para o empregado. Porém, é importante fornecer o EPI adequado ao risco para proteger o usuário com eficiência.

Para garantir a qualidade do equipamento, todos os EPIs devem apresentar o Certificado de Aprovação – CA, que pode ser verificado facilmente no site do Ministério do Trabalho para verificar quais as condições do CA de um determinado produto.




Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba – Siticom Joaçaba, entidade filiada à NCST

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top