AL: Juíza destaca o papel do Sindicato no combate a violência e ao assédio no setor saúde

Data de publicação: 5 Set 2019


Para a juíza Bianca Calaça, Sindicato é um grande instrumento de transformação   


Na continuidade da conversa com a juíza Bianca Calaça, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a magistrada explica o papel dos Sindicatos na proteção e garantia dos direitos e no levantamento de informações que podem ajudar os órgãos a mapear as necessidades dos trabalhadores, além de proporcionar a realização de estudos e pesquisas com foco em medidas preventivas que visem minimizar ou transformar os locais de trabalho.  Confira a resposta da juíza.  


Sateal - Qual a importância da denúncia de assédio via sindicato?

Bianca Calaça - O Sindicato é um ente despersonalizado e atua como reforço ao trabalhador. Quando o Sindicato aparece não há demanda individual. Quando um trabalhador procura o Sindicato e relata sua situação, ele se protege sob o aspecto individual e ao mesmo tempo presta um serviço a sua categoria, porque ele traz a identificação da situação e a contabilização oficial, permitindo que ela seja tratada e resolvida.

Algumas vezes apenas uma visita do Sindicato a empresa pode resolver um problema pontual, em outras situações os casos podem culminar numa ação na Justiça, isso pode trazer benefícios mais amplos que não vão abranger apenas aquele trabalhador que fez a denúncia, mas a vários profissionais de uma mesma categoria.

O registro no Sindicato propicia a geração de informações oficiais, orientando estudos, políticas públicas e uma série de outras ações. No programa Trabalho Seguro, inciativa do TRT, nós conseguimos identificar as necessidades de um trabalho de conscientização junto aos profissionais da saúde em relação ao esclarecimento do que é a violência e o assédio no ambiente de trabalho exatamente porque identificamos que estava havendo muito adoecimento nesse segmento. Nós buscamos essas informações justamente nos Sindicatos da categoria. O sindicato é sim, um grande instrumento de transformação.         



Assista o vídeo:









Fonte: Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas - Sateal, entidade filiada à NCST


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top