Drauzio Varella defende a saúde pública: sem o SUS, é a barbárie

Data de publicação: 21 Ago 2019




O tema da coluna de Drauzio Varella na Folha de São Paulo do último domingo 1,  foi destaque nas redes sociais. Nela, o médico diz que “sem o SUS, é a barbárie”, concordando com uma frase dita por Gonzalo Vecina, da Faculdade de Saúde Pública da USP, "um dos sanitaristas mais respeitados entre nós". 

Drauzio, que atuou na medicina por 20 anos antes da criação do Sistema Único de Saúde, lembra como funcionava o atendimento: "Talvez você não saiba que, naquela época, só os brasileiros com carteira assinada tinham direito à assistência médica, pelo antigo INPS". 

"Por incrível que pareça, poucos brasileiros sabem que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou levar assistência médica gratuita a toda a população", afirma. "Pouquíssimos têm consciência de que o SUS é, disparado, o maior e o mais democrático programa de distribuição de renda do país. Perto dele, o Bolsa Família não passa de pequena ajuda", diz ainda.

"Apesar das dificuldades, estamos numa situação incomparável à de 30 anos atrás. Devemos defender o SUS e nos orgulhar da existência dele", conclui Drauzio.



Fonte: Brasil 247
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top