NCST e CNTI participam da Marcha das Margaridas que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília

Data de publicação: 15 Ago 2019





Na manhã desta quarta-feira (14/08), trabalhadoras rurais de todo o país caminharam até o Congresso Nacional em Brasília, reivindicando por mais políticas públicas voltadas ao campo. A manifestação é conhecida como Marcha das Margaridas. Realizada a cada quatro anos desde 2000, em Brasília, a Marcha é uma ação ampla e estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas com o objetivo de conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. Elas lutam contra toda forma de exploração, dominação, violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.







Assim, os eixos políticos da Marcha 2019 tratam da defesa da terra, água e agroecologia; da autodeterminação dos povos, com soberania alimentar e energética; valorização e fortalecimento da agricultura familiar; pela proteção e conservação da sóciobiodiversidade; por autonomia econômica, trabalho e renda; por previdência e assistência social pública, universal e solidária; por saúde pública e em defesa do SUS; educação do campo; por democracia com igualdade e fortalecimento da participação política das mulheres.







A marcha contou com a participação das mulheres agricultoras familiares, ribeirinhas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, camponesas, quebradeiras de coco, trabalhadoras urbanas e dos movimentos feministas e mulheres indígenas.







Para a secretária para assuntos da Mulher da CNTI e NCST Sônia Zerino “a marcha foi um momento ímpar de demonstração de unidade e resistência das mulheres trabalhadoras rurais e urbanas na luta contra todos os tipos de retrocessos e garantia de direitos”.




Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI



 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top