SP: Justiça obriga Ajinomoto a pagar horas de percurso

Data de publicação: 31 Jul 2019




A Justiça do Trabalho de Limeira reconheceu ação do Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região), e determinou que a Ajinomoto de Limeira-SP deve pagar cinco anos de horas extras de percurso (in itinere), para os empregados com contrato vigente em 9 de novembro de 2017. Na decisão cita o trajeto à empresa, como período em que o trabalhador fica “à disposição do empregador”.

O juiz Pablo Souza Rocha definiu em 37 minutos diários o percurso médio a ser pago, após percorrer pessoalmente a distância do perímetro urbano à empresa. Na sentença, ele cita que a Reforma Trabalhista extinguiu a obrigação do pagamento das horas de percurso, salvo se fruto de negociação coletiva. Já o pagamento de período anterior, no entanto, tem fundamento na legislação, segundo o magistrado.

“É uma decisão a comemorar, pois representa o reconhecimento de um direito”, afirmou o presidente do Stial, Artur Bueno Júnior. A Ajinomoto nunca pagou as horas de percurso, e ação do sindicato agrupa todas as ações individuais neste sentido. “A partir de agora, só com muita negociação conseguiremos obrigar este pagamento. São os males da Reforma Trabalhista”, concluiu o sindicalista.

O presidente do sindicato adiantou que vai recorrer da sentença, pois o juiz determinou pagamento de horas extras de 50% sobre as horas de percurso, quando o Acordo Coletivo na Ajinomoto estabelece em 70%. A empresa também pode recorrer da decisão, toma da em primeira instância.




Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região - Stial
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top