SP: Nos 50 anos do Fórum Trabalhista, queixas sobre falta de recursos

Data de publicação: 10 Jun 2019



Com a presença da USTL, a direção do Fórum Trabalhista de Limeira comemorou, nesta terça-feira (4), os 50 anos de instalação da Justiça do Trabalho na comarca. O evento contou com presença do prefeito de Limeira, Mário Botion, do desembargador Helcio Dantas Lobo Júnior, do TRT -15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), e do presidente da OAB Limeira, Mauro Faber, além de advogados e público em geral.

“Comemoramos esta data com imensa satisfação, mas aliado a isto com um sentimento de dívida. Sabemos que não conseguimos, por carência de recursos materiais e humanos, atender ao que exige a comunidade, no tocante à Justiça do Trabalho”, apontou o diretor do Fórum, Renato de Carvalho Guedes. Ele se referia especialmente à dificuldade do corpo de funcionários em dar a celeridade devida aos processos trabalhistas, especialmente aqueles em fase de execução – que somam 5 mil na comarca.




O prefeito Mário Botion lembrou da retirada dos juízes auxiliares fixos, anunciada pelo TRT-15. “Nós fizemos, juntamente com a USTL, uma gestão junto ao Tribunal para tentar reverter este problema”, lembrou. O assunto foi levado ao desembargador Helio Dantas Lobo Júnior. “Ao tomar esta atitude, a presidente do Tribunal fez um estudo detalhado, e considerou que Limeira está melhor equipada que outras comarcas. Se houver necessidade de retroceder, no entanto, vamos fazê-lo”, prometeu.

 O presidente da União Sindical, Artur Bueno Júnior, defendeu mais recursos para a Justiça do Trabalho, e um posicionamento firme de toda a sociedade contra as vozes que tentam extingui-la. “O fim dela seria ruim não só para os trabalhadores, mas também para os empresários, pois traria insegurança jurídica. A Justiça Trabalhista especializada é a única que possui condições de lidar com os dilemas Capital-Trabalho”, afirmou. Ele lembrou que a cidade já possui, inclusive, população suficiente para receber uma terceira vara trabalhista.

Em seu discurso, o juiz Renato de Carvalho Guedes citou cada um dos funcionários do Fórum, mencionou os juízes que passaram pela unidade no passado, e agradeceu a presença dos presentes.





Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top