IBGE: 892 mil novos desocupados em um mês fazem desemprego crescer para 12,4%

Data de publicação: 1 Abr 2019



País chega a 13 milhões de desempregados na maior taxa histórica desde 2012, quando levantamento começou a ser feito




Vanessa Nicolav/Brasil de Fato / Mutirão promovido pela UGT escancara o drama do desemprego no Brasil



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta sexta-feira (29) que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro. A alta significa que 892 mil pessoas entraram na população desocupada, totalizando 13,1 milhões de trabalhadoras e trabalhadores sem trabalho. Em janeiro, eram 12,7 milhões de brasileiros.

Ouça a matéria:

 


O órgão também informou a taxa de subutilização, que mede o tanto de horas a mais que o trabalhador poderia estar em serviço, chegou a 24,6¨%, alcançando 27,9 milhões de pessoas, outro recorde da série do IBGE iniciada em 2012.


Assista ao vídeo do Brasil de Fato sobre o drama dos trabalhadores desempregados em São Paulo:






O desalento – pessoas desempregadas que desistem de procurar emprego – alcançou 4,9 milhões de brasileiros, também o maior número registrado. 4,4% dos adultos em idade ativa estão nessa situação.

A queda é explicada, segundo Azeredo, pela perda de cargos na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais: um corte de 574 mil pessoas especialmente na educação. No mesmo período, indústria e construção também apresentaram retração de 198 mil e 155 mil, respectivamente.




Fonte: Brasil de Fato 

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top