SP: Conquistas históricas do Sindmotoristas completarão 40 anos

Data de publicação: 25 Mar 2019




por Nailton Francisco de Souza



No final de tarde da sexta-feira (22/3) o Sindmotoristas - Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – deu a largada da Campanha Salarial – 2019 no CMTC Clube, e aprovou a Pauta de Reivindicações, na presença de seis mil trabalhadores (as), que por unanimidade, também autorizaram o desconto da Contribuição Sindical.

Nailton Francisco de Souza (Porreta), Secretário de Assuntos dos Trabalhadores da Manutenção do Sindmotoristas, relatou que apesar da conjuntura extremamente complicada devido às ofensivas do Governo Bolsonaro (PSL), que quer aprovar uma Reforma da Previdência que tira direitos consagrados na Constituição Federal (CF) de 1988 e uma Medida Provisória (MP – 873/2019) que enfraquece os Sindicados, os trabalhadores (as) precisam resistir para evitar retrocessos.

“Esta categoria tem uma trajetória de muita luta e sacrifícios, e com certeza está preparada para enfrentar mais esta batalha. Foi de greve em greve que obtivemos e ampliamos nossos direitos. Na Greve de 1979, ou seja, há 40 anos conquistamos o Passe Livre nos ônibus; aumento de 20% nos salários dos funcionários (as) das empresas particulares; colocamos fim na intervenção do Ministério do Trabalho na entidade dentre outros benefícios”, disse.

Outra data lembrada foi à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho em 1989, na qual a categoria passou a ter direito ao Vale Refeição; Cesta – Básica; Reajuste Salarial pelo índice do DIEESE; Eleição de Representantes na Comissão de Garagem; Plano de Cargos e Salários para os trabalhadores da manutenção da CMTC; Redução de 10 (dez) minutos na Jornada de Trabalho dos motoristas e cobradores e outras cláusulas sociais, sindicais e de saúde e segurança no trabalho.

De acordo com Nailton, a Reposição da Inflação do período (maio de 2018 a abril 2019) mais 3 % de Aumento Real; Vale Refeição de R$ 27,00, inclusive nas férias; PLR de R$ 2.000,00); Auxílio Funeral e Odontológico Gratuito; Seguro Obrigatório para cobrir Avarias de terceiro; Adequação do Plano de Carreira no Setor de Manutenção; Ampliar Contratação de Mulheres e renovação das demais cláusulas pré-existentes também serão reivindicados este ano.



* Nailton Francisco de Souza "Porreta" é diretor nacional de Comunicação Social  da NCST





Fonte: Blog Profissão Transportes

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top