Política: é preciso pensar os desafios e perspectiva para o futuro

Data de publicação: 6 Out 2014


É muito comum a seguinte frase: “Não gosto e tenho raiva de quem gosta de política!”. Quem pensa e se expressa assim, delega o direito para outros pensarem e decidirem seu destino, mesmo que não seja para o seu bem estar social e trabalhista. Nos últimos anos o descontentamento com a política tem contribuído para fortalecer esta visão errônea sobre o tema, que garante a democracia participativa no Brasil.

Neste sentido a Nova central compartilha da ideia de que precisamos de mais democracia. “Por isso, é dever de cada um despertar sua vocação cidadã. Ou seja, é preciso estimular a cultura da participação, aprofundar a democracia direta para fortalecer e criar outras ferramentas de participação popular”, afirma o diretor Nacional de Organização Sindical, Geraldo Ramthun.

Que garante, que nós precisamos e muito da política, porque é por ela que se mudam os destinos de um país. Disse que se engana quem acredita que a política seja apenas uma coisa de Partidos Políticos ou de eleições. “Nossa vida é movida e permeada por ela e, por seu intermédio, nos relacionamos em casa com a família, com os amigos na escola, no bairro ou em qualquer lugar que tenhamos que frequentar”.

Acrescentou que ter que se relacionar com seu semelhante é fazer política. E compreender seu significado é fundamental para facilitar o alcance de objetivos, sejam eles pessoais e/ou coletivos. “Ela é fundamental para nosso futuro. Pessoas bem informadas sobre política influenciam mais nas decisões”.

Ramthun relatou que a diretoria da Nova Central no seu III Congresso, aprovaram um “Plano de Formação e Capacitação”, para os dirigentes sindicais, justamente para estimular o senso crítico de cada um, que atuarão como multiplicadores em sua base de representação. “Só assim, combateremos a nova ideologia econômica que reforça o clima antipolítica, para manter intactos, os interesses da classe dominante”, finaliza.


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top