::: NCST - NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES :::

Agosto Lilás: Sinditamaraty promove evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher

29 Jul 2026



Fonte: Sinditamaraty

Como parte das ações do Agosto Lilás e da celebração de 20 anos da Lei Maria da Penha, o Sinditamaraty realizará, no dia 13 de agosto, o evento “Agosto Lilás: Conscientização e combate à violência contra a mulher”, no Palácio do Itamaraty.

Promovida em parceria com o Coletivo Mulheres Sindicalistas, a iniciativa trará um espaço de diálogo sobre as múltiplas dimensões da violência contra a mulher e seus reflexos na sociedade, com enfoque no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

A programação reunirá especialistas, representantes de instituições e servidoras e servidores para debater estratégias de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, além dos diferentes tipos de violência contra as mulheres, dos mecanismos de acolhimento e proteção às vítimas e do papel das instituições na construção de uma cultura de respeito e equidade.

Entre os temas em destaque estará a análise dos impactos da masculinidade tóxica e da disseminação de discursos associados ao movimento red pill, sob perspectivas sociológica e governamental, discutindo seus reflexos sobre a violência contra as mulheres e as relações de gênero na sociedade contemporânea.

O Sindicato convida todas as filiadas, filiados, servidoras, servidores e demais integrantes do Ministério das Relações Exteriores a participarem desse importante momento de conscientização e compromisso com a promoção dos direitos das mulheres.

A participação é gratuita, mediante inscrição, que pode ser realizada no site do Sinditamaraty. A programação completa e demais informações sobre o evento podem ser acessadas na página do evento. 

Campanha Agosto Lilás

O Agosto Lilás marca a mobilização nacional em torno da conscientização sobre a violência de gênero e reforça a importância da informação, da prevenção e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Em 2026, a campanha ganha um significado especial ao marcar os 20 anos da Lei Maria da Penha, um dos principais instrumentos de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil. Sancionada em agosto de 2006, a legislação representa um marco na garantia dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero, inspirando políticas públicas, ações de prevenção e mecanismos de proteção em todo o país.
 
Agosto Lilás: Conscientização e combate à violência contra a mulher
Data: 13 de agosto de 2026 (quinta-feira)
Hora: 9h
Local: San Tiago Dantas (Palácio do Itamaraty)

Programação completa e inscrições aqui ( https://sinditamaraty.org.br/comunicacao/eventos/5-agosto-lilas-conscientizacao-e-combate-a-violencia-contra-a-mulher ).
    Copyright � 2021 NCST | Desenvolvimento: Techblu.com