::: NCST - NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES :::

Parabéns, Nova Central!

27 Jun 2026


Há 21 anos, a coragem, a unidade e a ousadia deram origem a um novo capítulo na história do movimento sindical brasileiro. Em 28 de junho de 2005, nasceu, em Brasília, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), fruto da determinação de lideranças sindicais que acreditaram ser possível construir uma central independente, classista, autônoma e comprometida exclusivamente com os interesses da classe trabalhadora, tal como reafirmado em nossos princípios fundadores.

A fundação da NCST representou muito mais que o surgimento de uma nova entidade. Foi a materialização da esperança de milhões de trabalhadores e trabalhadoras que buscavam uma representação forte, democrática e capaz de defender os direitos sociais, o sistema confederativo, a unicidade sindical e a valorização da negociação coletiva como instrumentos fundamentais para o fortalecimento das relações de trabalho e da democracia.

Duas décadas depois, seguimos honrando esse legado, fiéis aos princípios que nos guiam: a defesa da paz mundial e da autodeterminação dos povos; a valorização mundial do trabalho; a liberdade e a democracia como eixos permanentes; a consolidação do Estado Democrático de Direito; a luta pela independência e pela soberania nacional, rechaçando projetos entreguistas que ameaçam o patrimônio público e a autonomia do Brasil; o combate à pobreza, à exclusão e à injustiça social; a defesa da dignidade da pessoa humana; e a busca por uma sociedade livre, justa e solidária, com pleno emprego e uma economia social baseada na cooperação, em contraposição ao modelo neoliberal, que fragiliza os trabalhadores e aprofunda as desigualdades.

A Nova Central cresceu, consolidou sua atuação em todo o território nacional e continua sendo construída diariamente pelas confederações, federações, sindicatos filiados, por nossas Centrais Estaduais e, principalmente, pelos milhares de dirigentes sindicais que dedicam suas vidas à organização e à defesa dos trabalhadores brasileiros. Essas lideranças, presentes nas categorias profissionais e nos estados, mantêm viva a missão da nossa Central, fortalecendo o diálogo, promovendo a mobilização e transformando as demandas dos trabalhadores em pautas permanentes de luta.

Os desafios mudaram, mas o compromisso permanece o mesmo. Vivemos um período de profundas transformações no mundo do trabalho, que exige união, coragem e capacidade de mobilização. A luta pelo fim da escala 6x1, pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial, pela valorização dos salários, pela geração de empregos de qualidade, pelo fortalecimento da negociação coletiva, pela proteção dos direitos sociais, pelo combate à precarização das relações de trabalho, pela plena autonomia sindical, pela defesa dos servidores públicos e pela construção de um modelo de desenvolvimento que coloque o ser humano no centro das decisões continua sendo uma prioridade para a Nova Central.

Neste ano de 2026, com eleições gerais no Brasil e a soberania nacional em risco, reafirmamos, com ainda mais vigor, nossos princípios. Defender os trabalhadores significa também lutar por um Brasil mais justo, com crescimento econômico sustentado, distribuição de renda, emprego decente, respeito às instituições democráticas e valorização do movimento sindical como protagonista das grandes transformações sociais. Não compactuaremos com retrocessos, com o desmonte do Estado, com privatizações que dilapidam o patrimônio público ou com políticas que submetem o país a interesses estrangeiros. Nossa luta é pela soberania, pela independência e pela autodeterminação do povo brasileiro, valores que estão na essência de nossa Carta de Princípios.

Neste aniversário de 21 anos, renovamos nosso compromisso com a unidade da classe trabalhadora. Nenhuma conquista acontece sem organização. Nenhum direito se mantém sem mobilização. E nenhuma Central Sindical se fortalece sem a dedicação das entidades filiadas, das estaduais e dos dirigentes que, todos os dias, fazem da luta sindical uma missão em defesa da justiça social, da dignidade humana e da cidadania plena.

A todos que ajudaram a construir essa trajetória, nosso reconhecimento e nossa gratidão.

Que os próximos anos sejam de novas conquistas, fortalecimento da representação sindical e ampliação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiras, na certeza de que o trabalho é preponderante em relação ao capital e de que a ação sindical é a mais eficaz e avançada forma de luta dos trabalhadores.

Parabéns à Nova Central Sindical de Trabalhadores pelos seus 21 anos de história, unidade e compromisso com o Brasil e com a classe trabalhadora.

Sônia Zerino
Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)
 
    Copyright � 2021 NCST | Desenvolvimento: Techblu.com