Na quinta-feira (04), ocorreu a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) responsável pela revisão da Norma Regulamentadora nº 21 (NR-21), que trata do Trabalho a Céu Aberto. O encontro, realizado virtualmente pelo Microsoft Teams e coordenado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego, reuniu representantes das centrais sindicais, do governo e do setor patronal.
O Diretor da NCST e Presidente do Sinproverj, André Dias Lavatori, participou do encontro representando a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), permanecendo firme no compromisso de contribuir tecnicamente para o aprimoramento da norma.
Durante a reunião, o grupo deu continuidade à leitura técnica da NR-21, avançando no debate de diversos tópicos essenciais para a segurança e saúde dos trabalhadores que exercem suas atividades a céu aberto. Os participantes aprofundaram discussões sobre requisitos, diretrizes de prevenção e medidas práticas que deverão integrar a nova redação da norma.
Segundo André Dias Lavatori, “a reunião foi extremamente proveitosa e seguimos alinhados na construção de uma NR-21 moderna, eficaz e cada vez mais próxima da realidade dos trabalhadores. Nosso objetivo é assegurar que os requisitos e medidas de prevenção realmente protejam quem está diariamente exposto às intempéries, à intensa exposição ao calor a céu aberto e à radiação solar.”
A NCST reforça a importância da participação ativa no processo tripartite, garantindo que a voz dos trabalhadores esteja representada em cada etapa da revisão normativa. O compromisso segue sendo o de contribuir para uma regulamentação que efetivamente promova condições dignas, seguras e saudáveis para todos os profissionais que desempenham suas funções a céu aberto.
Fonte: NCST-RJ