::: NCST - NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES :::

Jornal Nacional mostra avanço da fome no Brasil

21 Set 2020



Reportagem do telejornal apontou que não é apenas a economia que explica essa realidade e denunciou o desmonte na rede de proteção de segurança alimentar


 
Reprodução/TV Globo



por Lucas Rocha



O Jornal Nacional, da TV Globo, na quinta-feira (17) expôs a triste realidade do retorno da fome no Brasil, apontada em pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta ( https://revistaforum.com.br/noticias/populacao-que-passa-fome-atingiu-101-milhoes-no-governo-temer-mostra-ibge/amp/ ). Em 2017/2018, o número de brasileiros que passavam fome chegou a 10,3 milhões, em 3,1 milhões de domicílios.

“O contingente de brasileiros que passam fome voltou a aumentar. A pesquisa do IBGE, divulgada hoje, analisou dados de 2017 e 2018”, disse a apresentadora Renata Vasconcellos na chamada da matéria.

Reportagem conduzida pelo jornalista Pedro Bassan mostrou que a insegurança alimentar diminuiu gradativamente entre 2004 e 2013, mas subiu rápido em 2017/2018, que “traz o resultado mais preocupante até hoje”.

A matéria destacou ainda que não são apenas fatores econômicos que explicam essa mudança de rumo, mas questões políticas. “O conjunto de políticas que configuravam o que a gente chama de rede de proteção social, fundamentais para os resultados positivos, também foi precarizado, ou por redução drástica de orçamento, ou por fragilização das instituições e das equipes que faziam a implementação desses programas. Em 5 anos, regredimos 15”, afirmou a pesquisadora Elisabetta Recine, do Observatório de Política Alimentar da UnB.

Apesar da emissora evitar expor diretamente a “questão política”, esse ponto de virada aconteceu durante o governo de Michel Temer, que chegou ao poder após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, ocorrido em 2016.




Fonte: Revista Fórum 

 
    Copyright � 2021 NCST | Desenvolvimento: Techblu.com