::: BLOG da Fisiotrauma Excellence :::

Consórcio Nordeste lança o aplicativo Monitora Covid-19

14 Maio 2020



A ferramenta possibilita o monitoramento e atendimento à distância de pacientes com sintomas da doença







No intuito de agilizar, qualificar e monitorar os casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de coronavírus, o aplicativo “Monitora Covid-19” é uma plataforma web de atendimento que constitui uma sala de situação com a função de apoiar a gestão municipal no monitoramento dos casos em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. Com profissionais de saúde na retaguarda, chat interativo para uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, a ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, permitindo que os planejamentos de ações estejam alinhados com a realidade epidemiológica da pandemia e necessidade de cada indivíduo.

O paciente responderá a perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente. Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, será sinalizada para a equipe de retaguarda, permitindo que a mesma entre em contato telefônico com a paciente e dispare ações mais eficientes dentro das necessidades dos cidadãos, buscando auxiliar o cidadão na tomada de decisão de procurar ou não um serviço de saúde.

O aplicativo ainda possibilita ao paciente acessar a localização das unidades de urgências mais próxima de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento domiciliar.

Nessa lógica estabeleceremos um ecossistema de cooperação mútua de profissionais de saúde e pessoas em isolamento, no intuito de subsidiar as decisões das pessoas dentro de casa. Lembrando que a retaguarda de profissionais de saúde que farão os atendimentos via sistema poderão ser profissionais afastados por serem dos grupo de risco (mais que 60 anos e comorbidades), estudantes do quinto e sexto ano de medicina entre outros voluntários, que por motivos diversos não podem esta no fronte do atendimento pessoal, mas será extremamente útil via plataforma.


Em resumo as principais funcionalidades são:


Classificação de risco automática das pessoas em isolamento.

Monitoramento em tempo real das condições clinicas dos pacientes em casa.

Um canal de comunicação permanente dos profissionais de saúde e as pessoas em sofrimento clinico e/ou psíquico.

Monitoramento georreferenciado das condições das pessoas.

Informação de qualidade e dentro da realidade de cada pessoa.


 
Assista a campanha institucional do Monitora Covid-19 do Estado do Piauí:
 


 
 

Assista ao vídeo com instruções para baixar, se cadastrar e utilizar os recursos do aplicativo:
 



 

 
Clique AQUI ( https://www.ncst.org.br/images_news/files/Contra_coronavirus_BA_Municipios-pdf.pdf ) e baixe o boletim informativo com mais detalhes sobre o aplicativo.
 
 


Fonte: Consórcio Nordeste


 
    Copyright © 2016 Fisiotrauma | Desenvolvimento: Techblu.com