::: BLOG da Fisiotrauma Excellence :::

Polícia Penal é aprovada em 1º Turno na Câmara dos Deputados

10 Out 2019


Fenaspen, NCST e CSPB em articulação política pela aprovação da PEC 372 na Câmara dos Deputados



A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), proposta de emenda à Constituição (PEC) 372/2017, que prevê a criação da Polícia Penal. A matéria contou com o apoio do governo, centrão e de parte da oposição. Foram 402 votos favoráveis e 8 contrários.


Clique AQUI e acesse a Nota de Agradecimento da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários Brasileiros - Fenaspen ( https://www.cspb.org.br/fullnews.php?id=22842_14-10-2019_fenaspen-publica-nota-de-agradecimento-ao-expressivo-apoio-parlamentar-pec-que-cria-e-regulamenta-a-pol-cia-penal#Destaques_Menores )


O texto determina como competência da nova categoria a segurança dos presídios e a escolta de presos, liberando as polícias civis e militares dessas tarefas.

Defensores da emenda consideram que a polícia penal dará agilidade e reduzirá a burocracia em casos de crimes dentro de presídios, uma vez que os próprios agentes poderão investigar.

A PEC inclui a polícia penitenciária no artigo 144 da Constituição, que trata da segurança pública. A redação da lei coloca a polícia penal ao lado da polícia civil, polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal.

Os agentes penitenciários temem que, com o momento político que o país vive, em que parte da população, parlamento e do próprio governo se mostram favoráveis à privatizações, isso chegue até os presídios.

A pressão da categoria sob os parlamentares foi grande. Homens e mulheres lotaram os corretores da Casa nos últimos dias, distribuindo panfletos, abordando deputados e expondo cartazes pedindo pela aprovação. A matéria já foi aprovada no Senado. Ainda é necessária a aprovação em segundo turno na Câmara para que a emenda constitucional seja promulgada.




Imprensa NCST com informações do portal Congresso em Foco

 
    Copyright © 2016 Fisiotrauma | Desenvolvimento: Techblu.com