Data de publicação: 1 Jul 2019


Artur Bueno Júnior na Tribuna da Câmara, no dia 17 de junho


A Câmara Municipal de Limeira-SP aprovou, na sessão de segunda-feira (24/06), uma moção de aplausos à USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), pela campanha “USTL contra as Drogas”. A iniciativa visa conscientizar trabalhadores e a população em geral, sobre o problema da dependência química nos locais de trabalho.

O autor da moção (nº 140/2019), aprovada por unanimidade, foi o presidente do Legislativo municipal, Lemão da Jeová. Durante entrega do Diploma de Atuação na Política sobre Drogas, nesta quarta (26), ele destacou a iniciativa da União Sindical, “que atua junto à categoria, para dar qualidade de vida aos profissionais acometidos pelo problema da dependência química”.

O texto da moção cita os efeitos causados pelas drogas no organismo, tanto as ilícitas como as líticas, a exemplo do álcool e do cigarro. Menciona o índice da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que afirma que entre 20% e 25% dos acidentes de trabalho no mundo são causados pelo uso de drogas.

“É uma honra para a entidade, e o reconhecimento de uma ação social por parte da comunidade, representada pela Câmara. Uma mostra de que o sindicato não se detém apenas na luta trabalhista, mas visa o bem geral da população”, apontou o presidente da União Sindical, Artur Bueno Júnior. “Agradeço, em nome da USTL, aos vereadores que aprovaram a moção”, completou.

A “USTL contra as Drogas” integra a campanha “Junho Laranja”, da Prefeitura e da própria Câmara. Na quarta-feira (26), sindicalistas ligados à USTL participaram da palestra “Consequências da Dependência Química no Local de Trabalho”, promovida pelo PST (Programa de Saúde do Trabalhador) e pela Prefeitura de Limeira. No dia 17, Artur Bueno Júnior utilizou a Tribuna Livre da Câmara para falar do tema.


Confira abaixo a íntegra da moção:









Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST